A Bosch divulgou algumas imagens mostrando o que é considerada a primeira motocicleta KTM a ganhar a nova Transmissão Manual Automatizada (AMT). O modelo visto nas fotos é o protótipo da nova 1390 Super Adventure.
Já tivemos uma visão da motocicleta alguns meses atrás graças a Johnny Aubert, piloto francês de enduro que pilotou uma versão de competição equipada com a Transmissão Manual Automatizada no extenuante rali de Erzbergrodeo.
A KTM trabalhou em estreita colaboração com a Bosch nos novos sistemas eletrônicos e o protótipo dessas fotos usa carroceria completamente revisada, embora ainda ostente o tanque de combustível sobre o assento para ajudar a manter o centro de gravidade da moto o mais baixo possível.
Outros elementos mecânicos que podemos ver são freios Brembo e suspensão WP Apex ajustada manualmente. Acredita-se que a big trail esteja chegando em três versões: S padrão, S Evo e a variante R mais voltada para off-road. Não sabemos qual delas é esta.
O motor é mesmo que já vimos na 1390 Super Duke R de 2024, o que significa que o V-twin aumentou sua capacidade cúbica para 1.350 cm³, embora os números de potência confirmados para a moto de aventura ainda não sejam conhecidos.
A 1390 Super Duke R ganhou cerca de 10 cv sobre a 1290, levando a naked a musculosos 190 cv. A 1390 Super Adventure, por sua vez, não deve chegar tão longe, provavelmente com um acerto mais voltado para o torque em baixa e economia de combustível, embora isso seja apenas especulação.
Conforme já antecipamos aqui, além do controle de cruzeiro assistido por radar e detecção de ponto cego, ela também será capaz de detectar a moto mais próxima em um grupo, alterar sua própria velocidade e até mesmo rastrear o seu movimento quando estiver mudando de faixa.
Além disso, a Transmissão Manual Automatizada (AMT) deve ser um atrativo a parte. Ao contrário de outros sistemas apresentados recentemente (com o da BMW e da Yamaha), que usam um atuador controlado pela ECU para manipular a embreagem, o da KTM usa uma embreagem centrífuga.
Com a primeira marcha engatada, a embreagem centrífuga engata a marcha conforme a velocidade do motor aumenta. De acordo com a KTM, isso torna a arrancada, a parada, as manobras em baixa velocidade muito mais fáceis, principalmente em motocicletas maiores.
As trocas são realizadas por um atuador eletromecânico, semelhante aos sistemas da BMW e da Yamaha. Elas podem ser totalmente automática ou manual, com um pedal de troca tradicional ou trocadores de marchas montados no guidão.
Isso é tudo o que podemos dizer sobre a nova 1390 Super Adventure no momento. A motocicleta, assim como suas irmãs de 1390cc devem ser apresentadas no Salão de Milão, entre 7 e 10 de novembro desse ano, evento em que a KTM fará uma volta triunfal após cinco anos de ausência.