No ano passado, Max Biaggi anunciou que iria tentar quebrar um recorde de velocidade máxima com uma moto elétrica, mas faltou mostrar o modelo. É isso que você confere agora.
Trata-se de uma Voxan Wattman, marca de propriedade da Venturi, aquela mesma que tem uma equipe de competição na Fórmula E. O modelo, do tipo streamliner, foi especialmente projetado por Sacha Lakic para esta nova missão.
Não foram muitos os detalhes técnicos revelados, mas sabe-se que o motor é capaz de entregar 367 cv de potência e 970 Nm de torque. Para isso, a Venturi desenvolveu uma bateria específica de 19,9 kWh, que pesa cerca de 140, ou seja, quase a metade da moto. O sistema de refrigeração funciona a gelo seco e não há freio na roda dianteira.
A missão é estabelecer um novo recorde de velocidade terrestre da FIM para motocicletas elétricas acima de 300 kg. A marca atual, de 329.085 km/h, foi estabelecida por Ryuji Tsuruta no deserto de Bonneville, ano passado, que por sua vez derrubou os 327,608 km/h estabelecidos por Jim Hoogerhyde em 2013.
Com a crise do Coronavírus, no entanto, não haverá corridas no Deserto de Bonneville em 2020, quiçá em 2021. Talvez o clima de incerteza com a situação nos Estados Unidos tenha feito a equipe mudar os planos e seguir para o salar de Uyuni na Bolívia em julho do próximo ano.
Aos 49 anos, Biaggi não pilota para valer há três anos, quando sofreu um gravíssimo acidente de supermoto na Itália e ficou hospitalizado por três semanas. O italiano disse que nunca mais subiria em uma moto novamente, mas desde então tem feito alguns testes para a Aprilia, marca que ainda é ligado.