Uma empresa norte-americana está desenvolvendo um sistema de câmeras e GPS que podem ser instalados no lugar dos retrovisores das motocicletas, aposentando definitivamente os espelhos convencionais. Será que vinga?
A invenção da empresa Innovative Cycles é, na verdade, relativamente simples: o espaço interno dos retrovisores é preenchido com duas telas de LCD. Uma fornece informações de GPS, enquanto a outra recebe imagens provenientes de uma microcâmera instalada na traseira.
No vídeo abaixo você pode conferir a montagem e, depois dos 4min31, como o sistema funciona em meio ao tráfego. De acordo com as experiências, promete funcionar melhor que os espelhos convencionais, eliminando os pontos cegos costumeiros de nosso próprio corpo e capacete.
O preço ainda não foi divulgado, mas a Innovative Cycles ainda está testando o sistema para avaliar a sua possível comercialização, primeiramente nos Estados Unidos e depois na Europa, que costuma ter leis mais rígidas quanto normatização de retrovisores.
Trata-se também de mais uma investida para tentar aposentar o velho retrovisor de espelho convencional, talvez a única peça que permanece exatamente a mesma de 50 anos atrás. O objetivo é aproximar as motocicletas dos gadgets eletrônicos que dominam os automóveis.
No começo do mês, noticiamos que a Suzuki está desenvolvendo um sistema de monitoramento interligado entre capacete e motocicleta. A KTM também esta investindo pesado na empresa NUVIZ para criar um casco com visor interno universal. O futuro parece ser, definitivamente, digital.