Aleix Espargaró venceu hoje (25) a Sprint Race do GP da Catalunha de MotoGP em Barcelona. Acidentada, a corrida curta viu a queda de três pilotos quando lideravam, entre eles o bicampeão Pecco Bagnaia, na última volta.
Piloto da casa, Espargaró (Aprilia) não teve dificuldades em assegurar a pole position, mas quando as luzes vermelhas se apagaram na largada, o catalão ficou para trás, sendo superado por Bagnaia (Ducati), Pedro Acosta (GasGas), Brad Binder (KTM) e Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia).
Muito veloz, após ter se classificado em terceiro, Fernandez entrou na briga pela vitória e na terceira volta assumiu o comando da corrida. O espanhol pilotava com muita confiança e chegou a abrir um segundo na liderança, mas escorregou na curva 10 e ficou de fora, muito frustrado.
Acosta assumiu momentaneamente a liderança, mas Binder veio com tudo na reta de chegada e tomou-lhe a ponta na abertura da sexta volta. Da mesma forma, o sul-africano chegou a abrir distância na frente, mas exagerou na Curva 5 e também acabou no leito do cascalho uma volta mais tarde.
Com isso, Bagnaia, que chegou a estar em quarto, assumiu a liderança, segundo de Acosta, Espargaró e de um impressionante Marc Marquez (Gresini), que largara apenas em 14ª e agora já vinha em 4ª após ultrapassar Jorge Martin (Pramac Ducati)
No controle da corrida, Bagnaia começou a abrir e era acompanhado apenas por Espargaró com relativa distância. Acosta, por outro lado, tinha muitas dificuldades para segurar Márquez e a inevitável ultrapassagem aconteceu na abertura da última volta.
A corrida já parecia decidida quando a poeira voltou a levantar assim como as bandeiras amarelas. Era Bagnaia, que havia perdido o controle da moto na Curva 5, de uma forma muito parecida como a que havia retirado Binder algumas voltas antes.
Espargaró, assim, só teve que se manter em pé para cruzar a linha de chegada em primeiro, a frente de Márquez e e de Acosta. Bem mais atrás, Martin foi o quarto, com Enea Bastianini (Ducati) em quinto e Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) em sexto.
As demais posições pontuáveis foram completadas com Jack Miller (KTM) em sétimo, Maverick Viñales (Aprilia) em oitavo e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) em nono. A corrida viu outros acidentes, como o de Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) e de Johann Zarco (LCR-Honda).
GP da Catalunha – Sprint Race
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, 12 voltas em 20:01,478 min
- Marc Márquez (E), Ducati, +0,892 seg
- Pedro Acosta (E), KTM, +1,169
- Jorge Martín (E), Ducati, +2,147
- Enea Bastianini (I), Ducati, +2,980
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati,+4,623
- Jack Miller (AUS), KTM, +8,084
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +8,245
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +8,643
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +9,241
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +9,537
- Alex Rins (E), Yamaha, +13,045
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +13,199
- Alex Márquez (E), Ducati, +13,378
- Joan Mir (E), Honda, +16,438
- Luca Marini (I), Honda, +18,000
- Augusto Fernández (E), KTM, +25,262
- Stefan Bradl (D), Honda,+33,751