Aleix Espargaró assegurou hoje (3) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP no circuito de Silverstone. O espanhol da Aprilia marcou o tempo de 1min57s309 e superou o então favorito Pecco Bagnaia
O clima estava muito bom no tradicional circuito de Silverstone, o escolhido para celebrar os 75 anos do Campeonato Mundial de Motociclismo, que começou na Ilha de Man em 1949. No Q1, Alex Márquez (Gresini) e Pedro Acosta (KTM) foram os mais rápidos e ficaram com as duas vagas restantes.
Quando o Q2 começou, Bagnaia (Ducati) e Marc Márquez (Gresini Ducati) foram juntos para a pista marcar seus primeiros tempos. Como de hábito, o espanhol seguiu o campeão do mundo de perto mas não conseguiu superá-lo, com o tempo inicial de 1min57s987.
Logo em seguida, Enea Bastianini (Ducati) conseguiu superar os dois com o tempo de 1min57s934. Márquez foi para os boxes, mas Bagnaia continuou na pista e melhorou para 1min57s517. Enquanto isso, Jorge Martin (Pramac Ducati) e Espargaró (Aprilia) subiam para terceiro e quarto.
Após uma pequena pausa para troca de pneus, os pilotos voltaram a pista nos cinco minutos finais para o ataque final. Claramente a referência, Bagnaia tinha um grupo de pilotos em seu encalço, incluindo Márquez. Mas o italiano errou em sua primeira volta rápida e saiu da pista.
Como a volta no circuito de Silverstone é muito longa, na casa dos 2 minutos, qualquer erro pode te tirar a disputa e foi o que aconteceu com Bagnaia. Espargaró, por outro lado, continuou impecável e marcou 1min57s309, o suficiente para a pole position.
Poucos segundos antes disso, seu companheiro de equipe, Maverick Viñales caiu na Curva 2, ocasionando uma zona de bandeira amarela e selando definitivamente a pole para Espargaró. Bagnaia ficou em segundo e Bastianini em terceiro.
Apagado, Jorge Martin não foi além do quarto lugar, com Alex Márquez (Gresini Ducati) e Brad Binder (KTM) subindo para quinto e sexto nas suas últimas voltas. Marc Márquez ficou apenas em sétimo, o único a não conseguir virar abaixo de 1min58s.
Mesmo com a caída, Viñales ficou em oitavo, a frente de Acosta, Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati), Jack Miller (KTM) e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) que completou os doze primeiros. O italiano, inclusive, saiu na bronca com Márquez, por atrapalhá-lo em uma volta rápida.
GP da Inglaterra – Grid de Largada (12 primeiros)
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, 1:57,309 min
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, +0,208 seg
- Enea Bastianini (I), Ducati, +0,384
- Jorge Martín (E), Ducati, +0,425
- Alex Márquez (E), Ducati, +0,508
- Brad Binder (ZA), KTM, +0,641
- Marc Márquez (E), Ducati, +0,789
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +0,828
- Pedro Acosta (E), KTM, +1,003
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +1,062
- Jack Miller (AUS), KTM, +1,427
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +2,362