Ninguém conseguiu superar a Suzuki no treino classificatório para o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP. Hoje (13), Aleix Espargaró conquistou a pole position, ao cravar o tempo de 1min40s546, novo recorde da pista. Seu companheiro de equipe Maverick Viñales foi o segundo e Jorge Lorenzo em terceiro.
As motos da marca de Hamamatsu confirmaram o excelente desempenho dos treinos livres de sexta-feira, mostrando que as evoluções na GSX-RR estão surtindo efeito. Aparentando muita tranquilidade, Espargaró e Viñales superaram Honda, Yamaha e Ducati, numa pista em que não se esperava tanto desempenho da Suzuki.
Saiba como foi o treino que definiu o grid de largada para o GP da Catalunha
O tempo estava encoberto, mas firme quando as luzes ficaram verdes liberando os pilotos para o último treino livre, FP4. O período foi sem grandes emoções, com Andrea Iannone ficando com a melhor volta, cravando 1min41s959.
Mais à vontade do que na última etapa em Mugello, Marc Marquez e Dani Pedrosa vinham na sequência, em segundo e terceiro, com Valentino Rossi em quarto, Andrea Dovizioso em quinto e Aleix Espargaró em sexto. Lorenzo era apenas oitavo. A fase foi marcada pelo forte acidente de Karel Abraham, levado ao hospital com suspeita de fratura no pé.
Depois de irem mal na sexta-feira, Pedrosa e Iannone são obrigados a participar da repescagem, o famoso Q1. Contudo, os dois não tiveram dificuldades em estabelecer os dois melhores tempos, frustrando os habituais competidores dessa fase.
A alegria maior ficou com Hector Barberá, que com a Ducati da equipe Avintia conseguiu ficar com o 13º posto, à frente de Scott Redding, Stefan Bradl e Danilo Petrucci, os habituais pilotos à conquistar as primeiras posições no Q1.
Como sempre, as maiores emoções ficaram reservadas aos dez minutos finais, no Q2. Lorenzo começa na frente, cravando a melhor marca do final de semana até então, 1min41s008. Logo depois, Espargaró mostra a força da Suzuki, passando pra primeiro, com 1min40s943.
Marquez não estava a fim de ficar atrás, e também acelerou forte, cravando 1min40s794, quebrando o recorde de Pedrosa de 2013. Após um breve período nos boxes, Lorenzo melhora para 1min40s646. Enquanto isso, Pedrosa, por sua vez vinha para fazer a melhor volta, mas foi atrapalhado por Yonny Hernandez, ficando muito contrariado.
Faltando apenas dois minutos, Espargaró voltou pra frente, com a incrível marca de 1min40s546. Logo em seguida, Vinales pula para segundo. Nesse meio tempo, Pol Espargaró e Cal Crutchlow caem, sem maiores consequências.
Com o cronometro zerado, Márquez vinha com tudo para roubar a pole position, mas acabou perdendo tempo na ultima curva, garantindo a primeira dobradinha da Suzuki em sua volta à MotoGP, o que aconteceu apenas nesse ano.
Márquez ficou apenas em quarto, com Dovizioso em quinto e Pedrosa em sexto. Mais uma vez discreto em treinos, Rossi foi o sétimo, com Bradley Smith, Crutchlow, e Hernandez fechando os dez primeiros. Clique aqui para conferir o grid completo.