A Yamaha confirmou hoje (25) que realmente contará com Pol Espargaró e Bradley Smith na tradicional prova de Endurance 8 Horas de Suzuka, em 26 de julho. Os pilotos, que correm pela equipe Tech3 na MotoGP ainda terão a companhia de Katsuyuki Nakasuga.
Espargaró e Smith foram os escolhidos depois que Valentino Rossi e Jorge Lorenzo (os principais pilotos da Yamaha) recusaram o convite, pela corrida acontecer bem no meio das férias de verão. Essa será a primeira vez que a marca dos diapasões alinhará uma equipe de fábrica na corrida desde 2002.
“Estou muito feliz que a Yamaha me escolheu para representá-los em um dos eventos mais famosos do motociclismo, que é as 8 Horas de Suzuka. Sinto-me honrado de participar da mesma, mas haverá muito o que aprender. Sei que não será fácil, nunca corri em um evento de resistência antes e não conheço a YZF-R1, apesar de um monte de gente falar muito bem dela. Além disso, o calendário de MotoGP é muito exigente e teremos de trabalhar através de treinamento para o evento, entre as corridas”. (Pol Espargaró)
Espargaró, Smith e Nakasuga (que é piloto de testes da Yamaha) estarão pilotando a nova YZF-R1, superbike que foi totalmente atualizada para 2015 e contará com uma versão especialmente desenvolvida para as 8 Horas. Liderando a equipe estará Wataru Yoshikawa, diretor de competições da marca em todas as provas de Endurance e corridas de estrada japonesas.
“Em primeiro lugar, eu quero dar à Yamaha uma enorme obrigado por ter me chamado para fazer parte de sua equipe nas 8 Horas de Suzuka, que é um evento lendário. Estou ansioso para tentar uma nova forma de corrida de moto, ainda mais junto com meu companheiro de equipe na MotoGP, Pol e Katsuyuki Nakasuga, que tem um histórico forte nesta corrida especial. Eu acho que vai ser um evento inesquecível e vai acrescentar mais um capítulo de minha vida com a Yamaha. Eu também estou muito animado para experimentar a nova Yamaha YZF-R1, que eu tenho ouvido muito bem e vai ser realmente ótimo finalmente ter a oportunidade de pilotá-la”. (Bradley Smith)
Parte desse esforço da Yamaha é para comemorar os 60 anos de criação da divisão de motocicletas da marca, em 2015. A outra parte é para frear o domínio de sua arquirrival Honda, que domina as 8 Horas de Suzuka desde 2010 sem grande resistência.
O time especial também foi montado para responder aos rivais, que trarão Casey Stoner às 8 Horas de Suzuka, interrompendo sua aposentadoria das pistas em 2012. O australiano competirá ao lado de Michael Van Der Mark, holandês que participa do World Superbike e de Takumi Takahashi, piloto de testes da HRC.