Apesar de ter sido superado por Maverick Viñales nos dois anos em que dividiram os boxes da Suzuki, Aleix Espargaró não guarda mágoas de seu ex-companheiro de equipe.
Em uma entrevista ao site GPone, Espargaró disse que viu Viñales evoluir ao longo do tempo e admitiu que o principal problema era a sua própria falta de confiança com a Suzuki GSX-RR. Mas, apesar da tensão, os dois continuaram amigos.
“Nós ainda somos amigos. No ano passado foi difícil e cheio de problemas, mas não porque Maverick estava a diante de mim. Eu simplesmente não era capaz de encontrar a confiança com a moto e encontrei-me constantemente caindo no chão. Esse foi o meu problema, não ele.” (Aleix Espargaró)
Com Viñales está tudo bem, mas o mesmo não se pode dizer com a Suzuki. Falando ao Crash.net, Espargaró se mostrou ainda muito sentido pela forma como equipe o tratou, sem avisá-lo que estava sendo substituído por Andrea Iannone para 2017.
“Eu me lembro que quando chegamos à Mugello, meus mecânicos me disseram: ‘Aleix não sei se você sabe, tivemos uma reunião esta manhã e virá o Iannone’. Eu disse, ‘O quê? Quem te disse?’ Para mim, essa não era a maneira certa de fazê-lo. Mas foi a única coisa que realmente me doeu, porque eu sei que não era competitivo. Eu não era muito competitivo, então veio outro. Isso é muito claro. Mas a forma como eles fizeram…”
Espargaró, no entanto, encontrou um novo lar em outra equipe oficial, a Aprilia-Gresini. Apesar de suas preocupações iniciais, o espanhol contou que ficou positivamente impressionado com a RS-GP e garante que a moto tem potencial.
“Eu estava com um pouco de medo, porque os pilotos do ano passado, Stefan Bradl e Alvaro Bautista diziam que a moto não estava funcionando e o motor não tinha força. Mas eu gostei desde a primeira volta. Não é ágil como a Suzuki, mas em contrapartida é mais estável. Em última análise, se adapta ao meu estilo de condução.”
Sobre a temporada 2017, Espargaró acha que Marc Márquez e Viñales irão ditar o ritmo: “As duas motos mais rápidas são Honda e Yamaha e os dois pilotos mais fortes Marc e Maverick, é normal que os dois sejam a referência”, analisa. A primeira etapa acontece no dia 26 de março.