Aleix Espargaró anunciou sua aposentadoria como piloto titular durante o GP da Catalunha, mas quer continuar como piloto de testes. E o espanhol pode assumir essa função na Yamaha em 2025.
Espargaró é considerado o líder no desenvolvimento da Aprilia, que levou a motocicleta italiana a ser a única capaz de desafiar a Ducati nessa temporada. Mas, quando questionado pela imprensa espanhola, o piloto de 35 anos disse que não deve permanecer com a marca.
“Eu realmente gostaria de fazer isso“, disse Espargaró quando entrevistado com a rede de televisão DAZN. “Já falei com todos os fabricantes, mas não será a Aprilia“, antecipou dando a entender que já tem um acordo encaminhado para a função.
Mesmo que Aleix não tenha revelado a fabricante, podemos fazer algumas suposições. A KTM provavelmente não é, pois quem ocupa essa função é justamente o seu irmão, Pol Espargaró, além de contarem com o tricampeão Dani Pedrosa.
A Ducati, na sua condição de força dominante da MotoGP, também não parece ser o destino de Espargaró, além de ter seu próprio piloto de testes, Michele Pirro. A Honda tem Stefan Bradl além dos titulares, Takaaki Nakagami e Luca Marini que praticamente fazem esse serviço.
Só resta a Yamaha. Segundo relatos da imprensa alemã, a marca dos diapasões não está mais completamente satisfeita com Cal Crutchlow, que recentemente teve de reduzir o seu programa de testes em Mugello devido a problemas físicos.