Lembram-se daquele rali mexicano que a Triumph iria participar com o modelo Scrambler 1200? O piloto Ernie Vigil chegou em quinto lugar. Confira como foi.
A participação da Triumph na tradicional corrida de enduro “Norra Mexican 1000” foi anunciada no final de abril. O evento é realizado desde 1967 e percorre 1.600 quilômetros desde a largada em Ensenada, até a chegada em San Jose del Cabo, no México.
Vigil competiu na categoria “Modern Open Class”, com outros doze participantes, a maioria deles pilotando dirty bikes de 450cc e algumas Honda XR650. A Scrambler 1200 XE tinha algumas vantagens (como quase o dobro de cilindrada e apoio de fábrica), mas estava quase standard, incluindo a suspensão.
As únicas modificações foram a colocação de um protetor de cárter alongado, manoplas mais macias, a remoção das funções de ABS e Controle de Tração e a instalação de uma roda de 21 polegadas na dianteira. Na traseira, o aro permaneceu original, com 17 polegadas.
O único problema enfrentado por Vigil foi uma falha na câmara do pneu após cruzar um longo e rochoso terreno durante o segundo dia, que o atrasou por cerca de três horas. De volta à ação, o piloto completou o percurso de 1.037 milhas em um período de 25 horas e 37 minutos.
“Não poderia pedir um resultado melhor para uma moto standard. Nós tivemos zero problemas, ela correu muito bem“, disse Vigil. “Os dois dias mais longos foram em algumas seções realmente técnicas, rochosas, você realmente tem que ficar focado e escolher suas linhas sem abrandar muito. Mas quando nós alcançamos o deserto aberto realmente pude deixar a motocicleta correr como um foguete e ela fez tudo o que esperávamos dela“, revela.
Vigil utilizou o numeral #278 em homenagem à Steve McQueen, que competiu no International Six Days Trial (ISDT), prova semelhante com uma Bonneville em 1964. O piloto norte-americano agora deve competir no Rali Baja 1000, onde estava escalado no ano passado, mas precisou se retirar devido a uma lesão nos treinos. O evento acontece em novembro.