A vida inovadora de Erik Buell está prestes a ganhar um novo capítulo. O conhecido construtor norte-americano revelou hoje (9) a participação em uma nova marca de motos elétricas, a “VanguardSpark”, ao lado de outros dois sócios. Juntos eles pretendem construir dois modelos revolucionários.
A empresa foi criada pelo francês François-Xavier Terny e conta também com a participação de Frédéric Vasseur, fundador da “Spark Racing Technology”, empresa responsável pela construção dos carros da Fórmula-E.
O primeiro modelo é chamado de SpeedBike. Mais bicicleta do que motocicleta, o veículo é assistido por pedais e pretende ser “uma alternativa saudável e elegante para ciclomotores e pequenas scooters”.
O segundo modelo nos interessa mais e é chamado de Commuter. Com uma aparência mais esportiva, a motocicleta possui uma carroceria aerodinâmica onde abriga as baterias e um motor elétrico montado – aparentemente – no cubo da roda traseira.
Apesar disso, a VanguardSpark chama a Commuter de “um prático veículo de duas rodas, perfeitamente adaptado a ambientes urbanos e com capacidade para 150 km ou mais antes da recarga”. O objetivo é claramente autonomia e praticidade, não desempenho.
No momento, a VanguardSpark revelou apenas esboços que mostram a “direção de design” dos modelos, ao invés de dados precisos das mesmas. De acordo com a imprensa europeia, a empresa tem quatro pedidos de patentes aguardando nos bastidores.
Conhecido por sempre oferecer superbikes vanguardistas, Erik Buell não tem a mesma aptidão comercial vendo sua marca ruir duas vezes: a primeira na década de 2000 e a segunda há poucos anos atrás, quando o espólio foi vendido por um grupo de investidores. A VanguardSpark deve mostrar novidades no final do ano.