A EBR, atual marca de motos esportivas do lendário construtor Erik Buell encerrou as atividades ontem (15). O motivo foi a não concretização de um financiamento.
A notícia foi veiculada no jornal local, Milwaukee Sentinel. Sob a lei do estado do Wisconsin, a EBR será colocada em liquidação judicial e os lances serão feitos para comprar a empresa. Se nenhum lance for feito, os ativos da empresa serão leiloados, com os lucros indo para os credores.
Segundo Buell, o que atrapalhou os planos da EBR foram a falta de um financiamento: “foi inesperado. Pensávamos que tínhamos financiamento garantido, mas, no final, não fomos capazes de obtê-lo“, disse em um comunicado ao Milwaukee Journal Sentinel.
“Dizer que este revés é uma decepção não expressa o que eu sinto agora. Pessoalmente, estou grato pelo apoio dos nossos trabalhadores, clientes e fornecedores. Embora este seja um final triste, eu, pessoalmente, espero por um novo e melhor começo.” (Erik Buell)
Embora a notícia seja impactante, devido ao peso e a importância da Buell, a bancarrota da EBR não chega a surpreender, devido à falta de resultados nas pistas e principalmente, nas vendas. Mesmo sendo oferecidas com descontos, os modelos 1190RX e 1190SX nunca chegaram a decolar.
A EBR era impulsionada pelo conglomerado indiano Hero Motor Corp, considerado hoje o maior produtor de veículos de duas rodas no mundo. Pelas declarações de Buell, presume-se que eles tenha cortado o apoio financeiro à sua empresa.