A Yamaha Austria Racing Team (YART) principal equipe de corridas da marca dos diapasões em solo europeu está apresentando uma versão especial da YZF-R6 preparada para as pistas. A iniciativa comemora os 20 anos do lançamento da supersport média.
O modelo de aniversário se destaca pelas novas carenagens nas cores vermelho, preto e branco, similares à primeira geração de 1999 e também é uma reminiscência das pinturas de competição da marca japonesa.
Além disso, a motocicleta vem equipada com um escapamento de titânio Akrapovic, bengalas dianteiras Öhlins, assim como o amortecedor traseiro (TTX GP) e de direção. A YART ainda instala um kit eletrônico de corrida e muitos outros acessórios deliciosos.
A R6 é uma das poucas opções do segmento supersport ainda disponíveis. Atualizada pela última vez em 2016, a motocicleta é praticamente uma R1 em miniatura, com uma parte eletrônica bem mais completa do que as antecessoras, que ainda vimos nas estradas do Brasil.
Muito mais do que uma mera equipe cliente, a YART é a principal representante da Yamaha nas corridas do Mundial de Endurance, só ficando atrás do próprio time de fábrica em termos de suporte, que nem sempre compete. Atualmente eles correm com nomes como Broc Parkes, Marvin Fritz, Niccolo Canepa e Loris Baz na série internacional.
Infelizmente a Yamaha nunca fez menção de trazer a nova R6 (nem a R1) ao país. Na Europa, seu preço ronda os 15.000 euros. Para a sua versão, a YART está cobrando 19.999 euros, mais impostos. Apenas 20 unidades foram feitas e, de acordo com a equipe, a demanda é alta: oito já foram vendidas.