A equipe Yamaha GMT94, atual campeã do Campeonato Mundial de Endurance (EWC) anunciou hoje (10), para a surpresa geral, que irá abandonar o campeonato de resistência após as 8 Horas de Suzuka, no final do mês. Isso não significa, no entanto, o fim das atividades do time.
A partir da segunda metade do ano, a GMT94 irá transferir-se para o Mundial de Superbike visando a temporada 2019. Contudo, a equipe não vai competir na categoria principal, e sim na Supersport (600cc), na qual a Yamaha também possui um time com apoio oficial.
“Quero agradecer a Dorna, promotora do World Superbike, que nos permitiu honrar nosso compromisso no EWC, apesar de algumas datas coincidirem“, disse Christophe Guyot, dono da GMT94. “Agora podemos assistir a todas as corridas restantes no Campeonato de Supersport e trabalhar para a temporada de 2019″.
De acordo com o francês, o novo objetivo da GMT94 Yamaha será descobrir e formar novos talentos para a categoria principal. A lubrificante Motul e os principais patrocinadores irão acompanhá-los na mudança.
“O esporte de alto desempenho precisa de equipes para apoiar o treinamento e o futuro dos jovens que desejam atingir o mais alto nível“, continuou Guyot. “Esse será o significado de um compromisso que continuará a combinar experiência e juventude“.
Criada pelo próprio Guyot como uma equipe privada em 1991, a GMT94 (nome inspirado no Código Insse da cidade natal do ex-piloto, Vale do Marne) é um dos times mais bem sucedidos do Mundial de Endurance, somando três títulos de resistência e cinco vice-campeonatos.
Foram 17 vitórias no EWC, seis nas 8 Horas de Oschersleben, três nas 24 Horas de Le Mans, duas nas 24 Horas de Bol d’Or e trinta e nove pódios, incluindo um nas 8 Horas de Suzuka. Esseano, a equipe vai competir na prova com os pilotos David Checa, Niccolò Canepa e Mike Di Meglio.