A Mooney, principal patrocinadora da equipe VR46 deverá reduzir o seu envolvimento na temporada 2024 de MotoGP. O exército particular de Valentino Rossi já está em negociações para um substituto.
Uma provedora de pagamentos da Itália, a Mooney entrou na vida da VR46 no final de 2021, depois da malfadada negociação com a petrolífera saudita Aramco. Além de estampar as motos de Marco Bezzecchi e Luca Marini, duas partes realizam iniciativas conjuntas de marketing e de comunicação.
De acordo com a imprensa italiana, a Pertamina, a companhia petrolífera estatal da Indonésia, patrocinadora da etapa do seu país e da equipe SAG de Moto2 já está “em discussões” para substituir a Mooney na temporada 2024.
“Existe um plano, sim, isso mesmo [de ser o principal patrocinador do VR46 em 2024], mas ainda está sendo discutido. Ainda não é oficial“, disse o vice-presidente da empresa, Fadjar Djoko Santoso. Há rumores também de que o eBay seja um possível substituto, embora não haja nenhuma confirmação.
A localização de um novo parceiro comercial é de suma importância para as equipes particulares do Mundial, que precisam pagar pelo leasing das motos junto ao fabricante. Sem verba para 2024, Sito Pons foi obrigado a vender a sua equipe na Moto2 para a MT Helmets-MSI.
Apesar da redução no seu envolvimento, a Mooney não tem do que reclamar, já que a VR46 celebrou as suas primeiras vitórias na MotoGP esta temporada com Marco Bezzecchi, o jovem italiano que também ocupa o terceiro lugar no campeonato mundial.
Seu companheiro de equipe, Luca Marini, irmão mais novo de Rossi, é sexto na classificação geral do campeonato e também vem sendo muito consistente. O italiano conquistou o seu primeiro pódio na MotoGP com o segundo lugar no GP dos EUA.