A equipe Mooney VR46 anunciou hoje (27) a contratação de Fabio di Giannantonio para a temporada 2024 de MotoGP. O italiano substitui Luca Marini, de partida para a Repsol-Honda.
“Diggia”, como também é conhecido, ingressou na MotoGP em 2022 pela Gresini ao lado de Enea Bastianini. Embora tenha feito a pole position no GP da Itália, o piloto de 25 anos não andou no mesmo ritmo do companheiro de equipe e o mesmo aconteceu em boa parte desse ano.
Como resultado, Di Giannantonio perdeu seu lugar na Gresini para Marc Márquez que vai formar dupla com seu irmão Alex na Gresini em 2024. Sem emprego, Fabio tratou de acelerar forte e melhorou muito nas últimas corridas, vencendo o GP do Catar de forma impressionante.
No GP de Valência, a última etapa do ano realizada ontem (26), Di Giannantonio voltou a apresentar bom desempenho, cruzando a linha de chegada apenas um décimo atrás do vencedor e campeão, Pecco Bagnaia, embora depois tenha sido rebaixado para quarto devido à pressão dos pneus.
“Foi inesperado e um pouco de última hora, mas estou feliz que ele tenha sido escolhido. Ele teve um ótimo final de temporada, não se deixou abater quando as coisas não estavam indo na direção certa e tenho certeza que ele se sentirá em casa aqui“, disse o diretor da equipe, Uccio Salucci. “Do ponto de vista esportivo, ele mostrou que é um dos jovens italianos mais rápidos. Agora ele continuará trabalhando com a Ducati e o objetivo é que ele não seja apenas competitivo, mas também consistente.”
“Estou feliz por me juntar a uma equipe tão forte”, disse o próprio Diggia. ”Posso aprender muito e mal posso esperar para começar a trabalhar juntos neste projeto. Podemos criar coisas realmente lindas juntos. Cresci nos últimos dois anos na MotoGP e certamente poderei amadurecer nesta equipe para alcançar grandes resultados. Estou motivado e ansioso para conhecer toda a equipe”.
A contratação de Diggia certamente foi uma decisão de Valentino Rossi, que viajou à Valência no último fim de semana para acompanhar a decisão do campeonato e também decidir qual seria o sucessor de Luca Marini. Dessa forma, o grid da MotoGP em 2024 fica completo.