O gerente da equipe VR46, Pablo Nieto finalmente entrou em maiores detalhes sobre o que aconteceu com o patrocínio árabe da Aramco altamente especulado no ano passado, mas que não deu em nada.
Quando a VR46 anunciou a sua entrada na MotoGP em abril do ano passado, seu patrocinador principal era a Aramco, uma companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita, que pretendia injetar 18 milhões de dólares em cinco temporadas, totalizando, US$ 90 milhões de investimento.
Mas o tempo foi passando e a Aramco nunca chegou a fazer um anúncio oficial da parceria. A pá de cal nessa história aconteceu em dezembro passado, quando a VR46 anunciou um novo patrocinador principal, o provedor de pagamentos online Mooney, supostamente o maior da Itália.
Na apresentação da equipe, o Team Manager Pablo Nieto explicou o que aconteceu: “Como todos sabem, assinamos um contrato com eles. Mas acho que o cronograma era completamente diferente do que precisávamos. Então decidimos continuar nosso caminho. Foi difícil com a Aramco por causa do timing“, disse o filho de Angel Nieto.
A parceria com Mooney, por outro lado, parece ter fluido de uma maneira muito mais fácil. O negócio foi feito em apenas duas semanas, como enfatizou Valentino Rossi, o CEO da Mooney, Emilio Petrone e o Diretor Geral da equipe, Alessio “Uccio” Salucci na apresentação da equipe.
“Nos conhecemos no inverno através de um amigo em comum. Nós nos demos bem imediatamente e tivemos as mesmas ideias. Vimos muitas sinergias, Emilio também tem uma grande paixão pelas motos. Ele então veio nos visitar e assinamos o acordo“, revelou Uccio. “Não é um acordo de patrocínio, é uma parceria. Queremos crescer juntos e promover atividades adicionais [fora do campeonato]”.
“Queremos que essa cooperação dure por muito tempo porque ainda temos muito planejado juntos. Nós nos conhecemos há apenas dois ou três meses, mas é como se nos conhecêssemos há muito tempo. No Emilio encontramos uma grande pessoa e um grande fã de motos, o que torna tudo mais fácil“, completou Uccio.