A equipe oficial da BMW venceu hoje (5) sua primeira corrida no Mundial de Endurance (FIM EWC) nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, com a pista belga entregando uma corrida que correspondeu ao seu status lendário. A prova foi marcada por chuva, acidentes e interrupções.
Tendo largado da pole, a YART (Yamaha Official Team EWC) foi forçada a um pit stop não programado para substituição do sensor de velocidade após três horas. A liderança foi ocupada pela equipe oficial da Suzuki (Yoshimura SERT Motul) do trio Greg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli, que haviam largado em terceiro.
Apesar de um atraso de quatro minutos nos boxes para corrigir o problema, o trio da Yamaha, Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika voltaram para a corrida. Após 10 Horas de prova, foi a vez da Suzuki ter problemas, sendo forçada a parar nos boxes por 25 minutos para trocar a embreagem perdendo totalmente a chance de vitória.
Após uma batalha pela liderança entre Fritz e o piloto da BMW, Illya Mykhalchyk, a Yamaha estava de volta na frente após 18 horas. Mas a vantagem não durou muito porque o motor da YZF-R1 falhou, forçando o abandono da equipe quando já tinham concluído mais de 180 voltas pelo circuito belga.
Isso deixou a BMW na ponta com a F.C.C. A TSR Honda France, do trio Gino Rea, Josh Hook e Mike Di Meglio em segundo. Mas também houve desespero nesse box, quando a corrente da CBR1000RR-R quebrou após 15 horas de funcionamento e teve que ser empurrada de volta aos pits perdendo 15 minutos no processo.
As condições desafiadoras foram intensificadas pelas horas de disputa. Um longo período de bandeira vermelha foi necessário para permitir a limpeza de um derramamento de óleo substancial na pista restando três horas para o final. Nas primeiras horas da manhã, uma velha conhecida do circuito de Spa deu as caras: a chuva.
Uma monção atingiu o circuito belga fazendo com que vários competidores saíssem da pista, como Gregg Black (Suzuki) que caiu no fim da reta e trouxe uma moto completamente destruída para os boxes. Di Meglio (Honda) também foi ao chão, mas conseguiu continuar sem parar.
Com isso a BMW garantiu a vitória, seguida de uma equipe particular, a Tati Team Beringer Racing, do trio Loïc Arbel, Grégory Leblanc e Alan Techer. A F.C.C. A TSR Honda ficou em terceiro após uma disputa direta com a Suzuki pela terceira posição. As duas motos cruzaram a linha de chegada separadas por menos de 2 segundos… após 500 voltas!
Foi a primeira vitória da equipe BMW Motorrad World Endurance Team desde que ingressou no FIM EWC no ano passado e um prêmio para o consistente trio Jérémy Guarnoni, o veloz piloto ucraniano Illya Mykhalchyk e o alemão Markus Reiterberger. Na classe Superstock a vitória ficou com o Team LH Racing (Yamaha), 8º geral.
24 Horas de Spa-Francorchamps – Resultado Final (10 primeiros)
- BMW Motorrad World Endurance Team (BMW), 508 voltas em 24h01min30
- Tati Team Beringer Racing (Kawasaki), a 7 voltas
- F.C.C TSR Honda France (Honda), a 8 voltas
- Yoshimura SERT Motul (Suzuki), a 8 voltas
- Wójcik Racing Team (Yamaha), a 11 voltas
- Viltais Racing IGOL (Yamaha), a 11 voltas
- Team Moto AIN (Yamaha), a 13 voltas
- Team LH Racing (Yamaha), a 17 voltas
- Team Bollinger Switzerland (Kawasaki), a 18 voltas
- Team LRP Poland (BMW), a 18 voltas