No último final de semana, a KTM realizou, no circuito de Valência na Espanha, o primeiro teste realmente apropriado em seu retorno à MotoGP, que acontecerá em 2017. No sábado e domingo, o protótipo RC16 foi pilotado por Alex Hoffmann e Mika Kallio.
Hoffmann tem sido usado como um “piloto de desenvolvimento”, verificando se a moto está funcionando corretamente e sendo desenvolvida na direção certa. Já o recém-contratado Kallio está sendo utilizado como um “piloto de performance”, responsável por levar o protótipo até seus limites.
Kallio, de 33 anos disputou o Mundial de Moto2 nos últimos anos, sendo vice-campeão em 2014. Além disso, tem experiência nos mais variados tipos de superbike tendo inclusive pilotado na MotoGP, com a Pramac Ducati em 2010.
Mike Leitner, o homem que lidera o projeto de MotoGP da KTM mostrou-se muito impressionado com o progresso apresentado até agora: “já existe um excelente espírito de equipe e isso significa uma resposta rápida entre o time e o pessoal na fábrica“, afirmou. “Também estou satisfeito com nossos pilotos atuais. Ambos estão trabalhando muito profissionalmente e são muito analíticos“, contou.
Antes de Valência, a KTM só havia feito um ‘shakedown’, no circuito de Spielberg, na Áustria. O CEO da marca, Stefan Pierer recentemente revelou ao diário Speedweek que o motor V4 produz cerca de 270 cavalos de potência e já utiliza câmbio seamless, desenvolvido em conjunto com a X-Trac.
Os tempos dos testes em Valência não foram revelados, mas Pierer disse que se tudo correr conforme planejado, a equipe tentará disputar a última etapa de 2016 como Wild Card ou mesmo antes. Segundo o dirigente, uma requisição já foi feita para o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta.