Apesar da falência da EBR anunciada na quarta-feira (15), a equipe montada para disputar o World Superbike continuará correndo, pelo menos na próxima etapa que acontece nesse final de semana, em Assen na Holanda.
Em entrevista ao site oficial do campeonato, o chefe de equipe e piloto Larry Pegram confirmou a participação em Assen e talvez até no restante do campeonato: “Para a ‘Hero Team EBR’, nada realmente mudou“, garantiu.
“Nós vamos estar competindo neste fim de semana e planejamos continuar a temporada. Tudo indica que vamos ser capazes de fazer isso. Há, obviamente, alguma reestruturação financeira e coisas acontecendo nos EUA, mas estamos aqui em Assen, se preparando para um bom fim de semana.” (Larry Pegram)
De qualquer forma, a equipe irá emitir um comunicado à imprensa na segunda-feira (20), sobre sua situação. Ao contrário do que se imagina, o time é financiado pelo conglomerado indiano Hero MotorCorp e não diretamente pela EBR, de forma que continuar competindo no restante da temporada é realmente possível.
As dúvidas vêm de outras questões, como a homologação. Para competir no World Superbike, é necessário que as motos tenham vendido ao menos mil unidades nas ruas até o final do ano. Como a produção cessou na última quinta (16), talvez essa meta não seja atingida.
Outra possibilidade seria o time trocar de equipamento. Com o modelo EBR 1190RX apresentando resultados poucos competitivos, trocar de moto não pode ser descartado. O objetivo da Hero MotorCorp é garantir a maior visibilidade possível no maior campeonato de superbikes do mundo. Agora que está desvinculada de Erik Buell, tudo pode acontecer.