A empresa norte-americana 6D Helmets está apresentando esse ano a sua linha de capacetes que contém um revolucionário sistema de segurança. Contendo amortecedores internos, os cascos prometem reduzir os danos cerebrais em caso de acidente.
Ao longo dos anos, os capacetes evoluíram em muitos aspectos, como aerodinâmica, conforto e praticidade. Mas, em termos de segurança, eles ainda são muito parecidos (em linhas gerais) como sempre foram: uma casca resistente contendo diversas camadas internas “estáticas”, digamos assim.
A ideia da 6D Helmets é a primeira que muda realmente o design interno do capacete. O casco, na verdade, é composto de apenas duas camadas: uma externa e outra interna, esta contendo uma tecnologia chamada de “Suspensão Omnidirecional” (ODS).
Tratam-se de pequenos amortecedores de isolamento elastomérico (semelhantes àqueles utilizados em tênis esportivos) que absorvem parte da transferência de energia para o cérebro em caso de acidente, comprimindo-a e espalhando-a em todas as direções.
A forma de ampulheta e as tendências elásticas dos amortecedores proporcionam um efeito de mola progressiva que ajuda a suavizar o impacto, conforme o vídeo abaixo ilustra. E não se trata de um protótipo experimental: os produtos da 6D Helmets acabaram de ser aprovados pelos padrões de segurança europeia e australianas.
A 6D Helmets inclusive possui uma linha praticamente completa, com capacetes para uso urbano, enduro, bicicleta e superbike. A prata da casa é o ATS-1, o mais esportivo e sofisticado de todos, desenvolvido em túnel de vento e construído em fibra de carbono, exatamente como um AGV ou Arai.
Esse modelo está sendo utilizado pelos pilotos Danny Buchan e Billy McConnell no prestigiado Campeonato Britânico de Superbike (BSB), não apenas como divulgação, mas também como campo de testes. O preço base é de $749,95 (R$ 2.552,45, sem taxas de importação e impostos).