A Energica apresentou, essa semana, um novo motor elétrico que eles afirmam oferecer quase 170 cv, com uma redução no peso de 10 kg e um aumento no alcance de até 10%.
Batizado de EMCE (Energica Mavel Co-Engineering), o motor foi desenvolvido em parceria com a Mavel, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em eletrônica nos alpes italianos. Eles já haviam trabalhado com carros antes, mas este projeto foi sua primeira incursão no mundo das duas rodas.
“A inovação é a principal força do nosso departamento técnico que, junto com a Mavel, encontrou a colaboração perfeita para ultrapassar os limites da tecnologia atual, aprimorando ainda mais um produto de alto desempenho”, afirma Giampiero Testoni, Diretor de Tecnologia da Energica.
“A introdução no mercado do novo motor EMCE estava programada somente para 2022, mas após dificuldades devido à situação da pandemia global de Covid-19, decidimos antecipar e em apenas seis meses desenvolvemos este trabalho de co-engenharia com a Mavel” completou Testoni.
A participação da Mavel foi utilizar o seu know-how para minimizar as perdas de energia por meio de mudanças de software, como novos algoritmos de controle e inovação de hardware, como um novo design de rotor que cria um fluxo de ar interno para resfriar os ímãs. O resultado foi uma melhoria considerável em todas as áreas.
A potência de pico pulou de 107 Kw (143 cv) para 126 Kw (169 cv), enquanto o peso foi reduzido em 10 kg e a autonomia melhorou em até 10%. O motor agora também é arrefecido a líquido, em vez de a óleo, o que, segundo a Energica, oferece um desempenho mais consistente e uma melhora sutil na pilotagem.
O motor EMCE deve aparecer nos próximos modelos da Energica, fabricante italiana que ganhou muito destaque como fornecedora da MotoE. Eles e os norte-americanos da Zero Motorcycles estão definitivamente liderando o ainda incipiente (mas em crescimento) mercado de motocicletas elétricas.