A fabricante italiana de motocicletas elétricas Energica apresentou, no último final de semana, um novo modelo estilo crossover chamado Experia. Com 336 litros de carga em seus compartimentos, a motocicleta promete parceira para pegar a estrada.
Considerada a primeira de uma série de modelos voltados para viagem, a Experia tem como destaque o design moderno, com influencias de Kawasaki Versys e Ducati Multistrada. Suas rodas de 17 polegadas são calçadas em pneus Pirelli Scorpion Trail II, de 120/70 na frente e 180/55 atrás.
Envolto em um quadro híbrido de tubos de aço e placas de alumínio, há um motor elétrico de 22,5 kWh bem centralizado e baixo no chassi que produz cerca de 101 cv a 7.500 rpm e 11,7 kgf.m de torque. A velocidade máxima, limitada a 180 km/h parece suficiente – sem necessidade de mudanças de marcha para chegar lá.
A motocicleta também pode ser recarregada de 0-80% em um Carregador Rápido Nível 3/DC em 40 minutos a uma taxa máxima de 24kW, com a opção de usar também pontos de plug-in convencionais de 240V e 120V para paradas mais longas ou carregamento noturno.
Em termos de autonomia, a Energica está reivindicando 250 km na estrada aberta e 460 km em áreas urbanas, o que é bem curioso em se tratando de um modelo voltado para viagem. Pontos de carga precisarão ser levados em consideração em passeios mais longos, o que pode ser um problema em algumas regiões.
Uma vez carregada e pronta para andar, a Experia também oferece os melhores recursos de pilotagem atuais, como um painel TFT de 5 polegadas, controle de tração de seis estágios, sete modos de pilotagem, ABS Bosch sensível à inclinação, manoplas aquecidas, cavalete central, quatro portas USB.
Os garfos invertidos Sachs são completamente reguláveis, enquanto o amortecedor traseiro pode ser ajustado na pré-carga da mola. O curso da suspensão é de 150 milímetros. Com três malas rígidas a prova d’água de 112 litros cada, a capacidade de carga chega a 336 litros totais, mas o peso sofre: 260 kg na balança.
“Combinamos a mobilidade elétrica de alta tecnologia com o espírito de roaming do motociclista”, disse o diretor técnico, Giampiero Testoni, no lançamento. “A intenção era criar a primeira motocicleta elétrica especificamente para os amantes de motos de longa distância.”
Disponível para encomenda na Europa a partir de quarta-feira (1º), os interessados devem acessar o site da Energica, com as primeiras edições de lançamento vendidas com alforjes rígidos e top case. Até agora, apenas uma opção de cor, o “Bormio Ice” está disponível. O preço também não foi anunciado.