Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Energica apresenta moto elétrica para viajar

Lucas Carioli 30 de maio de 2022




A fabricante italiana de motocicletas elétricas Energica apresentou, no último final de semana, um novo modelo estilo crossover chamado Experia. Com 336 litros de carga em seus compartimentos, a motocicleta promete parceira para pegar a estrada.

Considerada a primeira de uma série de modelos voltados para viagem, a Experia tem como destaque o design moderno, com influencias de Kawasaki Versys e Ducati Multistrada. Suas rodas de 17 polegadas são calçadas em pneus Pirelli Scorpion Trail II, de 120/70 na frente e 180/55 atrás.

Envolto em um quadro híbrido de tubos de aço e placas de alumínio, há um motor elétrico de 22,5 kWh bem centralizado e baixo no chassi que produz cerca de 101 cv a 7.500 rpm e 11,7 kgf.m de torque. A velocidade máxima, limitada a 180 km/h parece suficiente – sem necessidade de mudanças de marcha para chegar lá.



A motocicleta também pode ser recarregada de 0-80% em um Carregador Rápido Nível 3/DC em 40 minutos a uma taxa máxima de 24kW, com a opção de usar também pontos de plug-in convencionais de 240V e 120V para paradas mais longas ou carregamento noturno.

Em termos de autonomia, a Energica está reivindicando 250 km na estrada aberta e 460 km em áreas urbanas, o que é bem curioso em se tratando de um modelo voltado para viagem. Pontos de carga precisarão ser levados em consideração em passeios mais longos, o que pode ser um problema em algumas regiões.

Uma vez carregada e pronta para andar, a Experia também oferece os melhores recursos de pilotagem atuais, como um painel TFT de 5 polegadas, controle de tração de seis estágios, sete modos de pilotagem, ABS Bosch sensível à inclinação, manoplas aquecidas, cavalete central, quatro portas USB.

Os garfos invertidos Sachs são completamente reguláveis, enquanto o amortecedor traseiro pode ser ajustado na pré-carga da mola. O curso da suspensão é de 150 milímetros. Com três malas rígidas a prova d’água de 112 litros cada, a capacidade de carga chega a 336 litros totais, mas o peso sofre: 260 kg na balança.

“Combinamos a mobilidade elétrica de alta tecnologia com o espírito de roaming do motociclista”, disse o diretor técnico, Giampiero Testoni, no lançamento. “A intenção era criar a primeira motocicleta elétrica especificamente para os amantes de motos de longa distância.”

Disponível para encomenda na Europa a partir de quarta-feira (1º), os interessados devem acessar o site da Energica, com as primeiras edições de lançamento vendidas com alforjes rígidos e top case. Até agora, apenas uma opção de cor, o “Bormio Ice” está disponível. O preço também não foi anunciado.




Tags: Energica Energica Experia Motos Elétricas Notícias Slider

Post navigation

Previous GP da Itália tem menor venda de ingressos em 16 anos
Next Sem equipe satélite na Yamaha, Razgatlioglu não entra na MotoGP em 2023

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.