A Yamaha anunciou hoje (15) que não terá uma equipe da fábrica nas 8 Horas de Suzuka de 2020. A corrida de longa duração mais prestigiada do motociclismo continua escalada para acontecer em 19 de julho.
A marca dos diapasões não apresentou uma justificativa para a decisão, portanto, não se sabe se tem algo a ver com a pandemia de coronavírus ou porque já não compensa financeiramente sua participação.
Com participações ininterruptas desde 2014, a Yamaha é a grande vencedora dos últimos anos, tendo conquistado as edições de 2015, 2016, 2017 e 2018, sequência interrompida apenas no ano passado com a vitória da Kawasaki.
Apesar disso, a Yamaha continuará sendo representada oficialmente através da equipe YART, que já recebia apoio de fábrica. No ano passado, eles competiram com o trio Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Kohta Nozane, que chegaram em sexto lugar.
Mesmo com a crise do coronavírus, os planos de realizar as 8 Horas de Suzuka na data original continuam. No país do sol nascente, os casos de Covid-19 ainda são poucos, mas vem crescendo, em meio a críticas de que o governo não está tomando as precauções necessárias.