A equipe Suzuki Endurance Racing Team (SERT) venceu ontem (19) as 24 Horas de Bol d’Or, realizadas no circuito francês de Paul Ricard. O trio Gregg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli liderou 615 das 704 voltas superando as 698 voltas completadas em 2018.
A equipe japonesa dominou completamente a corrida desde os treinos oficiais, quando conquistou a pole position, também com um novo recorde de volta mais rápida. Black, Simeon e Guintoli ficaram à frente da YART Yamaha, o principal time da marca dos diapasões e da BMW Motorrad World Endurance Team.
Nas primeiras voltas, a Suzuki ainda lutou contra os rivais, mas rapidamente assumiu o controle da corrida. A YART, do trio Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa sempre se mostrou a adversário mais forte, assim como a SRC Kawasaki, de David Checa, Jérémy Guarnoni e Erwan Nigon. No entanto, nenhuma delas conseguiu completar a prova.
Quem se aproveitou disso foram as equipes particulares, como a Moto Ain Yamaha, do trio Randy de Puniet, Robin Mulhauser e Roberto Rolfo, que garantiu a segunda posição, mesmo a 19 voltas do líder. Eles fizeram uma corrida quase perfeita, com apenas uma pequena queda no final.
Quatro voltas atrás da Moto Ain, a equipe BMRT 3D Maxxess Nevers, do trio Anthony Loiseau, Jonathan Hardt e Julien Pilot conseguiu a proeza de colocar uma moto da categoria Superstock (ou seja, com muito menos modificações) no pódio. A última vez que isso tinha acontecido em uma corrida de 24 horas foi na edição de 2014.
Outras equipes da classe Superstock terminaram no Top 5. É o caso da RAC41 ChromeBurner, que ficou em quarto lugar (a única Honda que cruzou a linha de chegada) e da No Limits Motor Team (Suzuki) na quinta posição. Onze das vinte motos que completaram a prova eram dessa categoria.
Com o forte calor no início e a chuva durante a noite, a 84º edição das 24 Horas de Bol d’Or foi uma das mais difíceis da história. Quedas e problemas mecânicos afetaram muitas equipes, incluindo as favoritas. A edição, no entanto, marcou o retorno do público pela primeira vez desde 2019. 48.000 espectadores estiveram no circuito de Le Castellet.