Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Mundial de Endurance

Honda vence 8 Horas de Suzuka pela primeira vez desde 2014

Lucas Carioli 7 de agosto de 2022




A equipe oficial Honda venceu hoje (7) a 43º edição das 8 Horas de Suzuka, a mais tradicional corrida de endurance do motociclismo. Com o trio, Iker Lecuona, Tetsuta Nagashima e Takumi Takahashi a marca japonesa conquistou a sua primeira vitória na corrida desde 2014.

A Honda fez um esforço especial para vencer essa corrida. Com a superbike CBR1000RR completando 30 anos desde sua introdução no mercado (ainda com 900cc), os engenheiros japoneses compareceram em peso para fazer bonito e ajudar nas campanhas de marketing que estão acontecendo ao longo do planeta.

Os resultados do empenho já começaram a aparecer na sessão classificatória. Graças ao tempo de 2min04s934 estabelecido por Nagashima, a Honda garantiu a pole position, o que não acontecia desde 2009. Em segundo ficou a Kawasaki, do trio Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam. Em terceiro a equipe oficial Yamaha.

O destaque negativo da classificação foi o fortíssimo acidente de Gino Rea. O experiente piloto da equipe F.C.C TSR Honda France caiu na aproximação da chicane e foi levado ao hospital em estado crítico, com danos na cabeça, pulmões e costelas. Segundo os fiscais, seu capacete ficou completamente destruído.



A Honda também soube controlar a corrida do início ao fim. Eles mantiveram a ponta na largada e, volta após volta, construiram sua liderança sobre a Kawasaki. Tentando recuperar terreno, Jonathan Rea acabou caindo na aproximação da chicane, pouco antes de chegar à metade da prova.

A Yamaha aproveitou esta queda e, após quatro horas de corrida, assumiu a segunda posição. Mas o trio composto de Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa não conseguiu se manter à frente. Depois de duas horas de perseguição, a Kawasaki recuperou a a vice-liderança da prova.

Esse definitivamente não era o dia da Yamaha. Primeiro, a R1 passou a apresentar problemas mecânicos, como uma falha no eixo traseiro durante um pit-stop, onde perderam mais tempo do que o esperado. Depois Fritz colidiu com outro competidor e queda que os deixou fora do pódio. O acidente ainda levou ao aparecimento do Safety Car.

Restando pouco mais de uma hora para o final, a equipe oficial Suzuki (Yoshimura SERT Motul) passou para a terceira posição. A estrutura, que será desfeita ao final do ano, contou com a participação apenas de Kazuki Watanabe e Gregg Black, já que Sylvain Guintoli se lesionou e Xavier Simeon testou positivo para COVID-19 antes da prova.

As últimas horas da corrida foram relativamente tranquilas. Tetsuta Nagashima, conhecido piloto da Moto2 foi o responsável por trazer a CBR1000RR-R para a linha de chegada após 214 voltas, uma a mais que a Kawasaki e duas à frente da Suzuki. Foram 7 pit-stops realizados em 8 Horas.

Essa foi a primeira vitória da Honda nas 8 Horas de Suzuka desde 2014, que também contou com a presença do piloto japonês Takumi Takahashi. Seus colegas na época, entretanto, eram Michael van der Mark e Leon Haslam. Mas a marca da asa ainda é, de longe, a mais vitoriosa da corrida, com um total de 28 triunfos desde 1978.

A melhor equipe particular classificada foi a S-Pulse Dream Racing (Suzuki) em quarto com o trio Hideyuki Ogata, Atsumi Cocoro e Takuya Tsuda. A Yamaha ainda conseguiu completar a corrida, mas apenas na sétima posição. Na classe superstock, a vitória ficou com a Kawasaki Plaza Racing Team, 11º no geral.

8 Horas de Suzuka 2022 – Classificação Final (10 primeiros)

  1. Team HRC (Honda), 214 voltas em 08h02min09s131
  2. Kawasaki Racing Team (Kawasaki), 213 voltas
  3. Yoshimura SERT Motul (Suzuki), 212 voltas
  4. S-Pulse Dream Racing (Suzuki), 210 voltas
  5. TOHO Racing (Honda), 210 voltas
  6. Honda Dream RT Sakurai (Honda), 210 voltas
  7. YART – Yamaha Official Team EWC (Yamaha), 209 voltas
  8. Team ATJ With Japan Post (Honda), 208 voltas
  9. Team KOdama (Yamaha), 208 voltas
  10. F.C.C TSR Honda France (Honda), 208 voltas




Tags: Endurance FIM EWC Honda HRC Iker Lecuona Mundial de Endurance

Continue Reading

Previous: Suzuki presenteia piloto de testes com Hayabusa personalizada
Next: Após forte acidente em Suzuka, Gino Rea apresenta melhora no quadro clínico

Leia também

Van der Mark correrá 8 Horas de Suzuka com equipe BMW de fábrica
  • Mundial de Endurance

Van der Mark correrá 8 Horas de Suzuka com equipe BMW de fábrica

9 de julho de 2025
Yamaha revela outra pintura comemorativa, dessa vez para as 8 Horas de Suzuka
  • Mundial de Endurance

Yamaha revela outra pintura comemorativa, dessa vez para as 8 Horas de Suzuka

4 de julho de 2025
Honda revela trio para correr nas 8 Horas de Suzuka
  • Mundial de Endurance

Honda revela trio para correr nas 8 Horas de Suzuka

20 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.