A equipe oficial Honda venceu hoje (7) a 43º edição das 8 Horas de Suzuka, a mais tradicional corrida de endurance do motociclismo. Com o trio, Iker Lecuona, Tetsuta Nagashima e Takumi Takahashi a marca japonesa conquistou a sua primeira vitória na corrida desde 2014.
A Honda fez um esforço especial para vencer essa corrida. Com a superbike CBR1000RR completando 30 anos desde sua introdução no mercado (ainda com 900cc), os engenheiros japoneses compareceram em peso para fazer bonito e ajudar nas campanhas de marketing que estão acontecendo ao longo do planeta.
Os resultados do empenho já começaram a aparecer na sessão classificatória. Graças ao tempo de 2min04s934 estabelecido por Nagashima, a Honda garantiu a pole position, o que não acontecia desde 2009. Em segundo ficou a Kawasaki, do trio Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam. Em terceiro a equipe oficial Yamaha.
O destaque negativo da classificação foi o fortíssimo acidente de Gino Rea. O experiente piloto da equipe F.C.C TSR Honda France caiu na aproximação da chicane e foi levado ao hospital em estado crítico, com danos na cabeça, pulmões e costelas. Segundo os fiscais, seu capacete ficou completamente destruído.
A Honda também soube controlar a corrida do início ao fim. Eles mantiveram a ponta na largada e, volta após volta, construiram sua liderança sobre a Kawasaki. Tentando recuperar terreno, Jonathan Rea acabou caindo na aproximação da chicane, pouco antes de chegar à metade da prova.
A Yamaha aproveitou esta queda e, após quatro horas de corrida, assumiu a segunda posição. Mas o trio composto de Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa não conseguiu se manter à frente. Depois de duas horas de perseguição, a Kawasaki recuperou a a vice-liderança da prova.
Esse definitivamente não era o dia da Yamaha. Primeiro, a R1 passou a apresentar problemas mecânicos, como uma falha no eixo traseiro durante um pit-stop, onde perderam mais tempo do que o esperado. Depois Fritz colidiu com outro competidor e queda que os deixou fora do pódio. O acidente ainda levou ao aparecimento do Safety Car.
Restando pouco mais de uma hora para o final, a equipe oficial Suzuki (Yoshimura SERT Motul) passou para a terceira posição. A estrutura, que será desfeita ao final do ano, contou com a participação apenas de Kazuki Watanabe e Gregg Black, já que Sylvain Guintoli se lesionou e Xavier Simeon testou positivo para COVID-19 antes da prova.
As últimas horas da corrida foram relativamente tranquilas. Tetsuta Nagashima, conhecido piloto da Moto2 foi o responsável por trazer a CBR1000RR-R para a linha de chegada após 214 voltas, uma a mais que a Kawasaki e duas à frente da Suzuki. Foram 7 pit-stops realizados em 8 Horas.
Essa foi a primeira vitória da Honda nas 8 Horas de Suzuka desde 2014, que também contou com a presença do piloto japonês Takumi Takahashi. Seus colegas na época, entretanto, eram Michael van der Mark e Leon Haslam. Mas a marca da asa ainda é, de longe, a mais vitoriosa da corrida, com um total de 28 triunfos desde 1978.
A melhor equipe particular classificada foi a S-Pulse Dream Racing (Suzuki) em quarto com o trio Hideyuki Ogata, Atsumi Cocoro e Takuya Tsuda. A Yamaha ainda conseguiu completar a corrida, mas apenas na sétima posição. Na classe superstock, a vitória ficou com a Kawasaki Plaza Racing Team, 11º no geral.
8 Horas de Suzuka 2022 – Classificação Final (10 primeiros)
- Team HRC (Honda), 214 voltas em 08h02min09s131
- Kawasaki Racing Team (Kawasaki), 213 voltas
- Yoshimura SERT Motul (Suzuki), 212 voltas
- S-Pulse Dream Racing (Suzuki), 210 voltas
- TOHO Racing (Honda), 210 voltas
- Honda Dream RT Sakurai (Honda), 210 voltas
- YART – Yamaha Official Team EWC (Yamaha), 209 voltas
- Team ATJ With Japan Post (Honda), 208 voltas
- Team KOdama (Yamaha), 208 voltas
- F.C.C TSR Honda France (Honda), 208 voltas