A equipe F.C.C TSR Honda venceu, no último final de semana, as 24 Horas de Le Mans, corrida de endurance que está completando quarenta anos em 2018. Pilotando a nova CBR1000RR Fireblade, o trio Freddy Foray, Alan Techer e Joshua Hook chegou a uma vitória que a marca japonesa não via desde 2006.
A equipe, que conta com apoio direto da Honda japonesa e francesa completou 843 voltas no circuito Bugatti recebendo a bandeirada com uma de vantagem para o outro time Honda oficial, conduzido pelo trio Sébastien Ginbert, Gregoy Le Blanc e Erwan Nigon. Essa foi a primeira vitória internacional da nova geração da Fireblade.
Os rivais mais próximos foram a equipe alemã Wepol Racing, equipada com motos BMW S1000RR. O trio composto por Michael Laverty, Christian Iddon e Daniel Webb, no entanto, teve que realizar mais pit-stops, parando nos boxes 27 vezes, enquanto os vencedores apenas 25.
Os principais times do campeonato tiveram problemas. A Kawasaki SRC teve um acidente e problemas no radiador, ficando apenas em quinto. A GMT94 Yamaha chegou a liderar a prova por 557 das 843 voltas, mas perdeu terreno após duas quedas e terminou apenas em 10º.
Quem também precisou abandonar a prova após um acidente foi a YART, equipe oficial da Yamaha no campeonato. A Suzuki (SERT), vencedora da prova do ano passado, foi afetada por problemas nos freios finalizando a longa corrida em 24º lugar.
Com isso, a F.C.C TSR Honda também passa a liderar o campeonato com 95 pontos, quatro à frente da GMT94 Yamaha, os atuais campeões da modalidade. A próxima etapa são as 12 horas da Eslováquia, no dia 12 de maio.