O empresário de Toprak Razgatlioglu deu declarações interessantes nos últimos dias. Ele afirma que o seu piloto, se vencer o campeonato desse ano no WorldSBK, vai querer ir para a MotoGP no fim do ano, com ou sem a BMW.
Razgatlioglu, que foi campeão com a Yamaha em 2021, se transferiu para a BMW esse ano com o objetivo de levantar a equipe alemã no WorldSBK. Após seis meses, o cenário está mais positivo do que o esperado, com o turco vindo de um sensacional hat-trick em Misano.
O piloto de 27 anos da BMW Motorrad venceu metade das primeiras doze corridas do ano e está com 179 pontos, 21 pontos à frente do seu rival mais próximo, Nicolo Bulega (Ducati). Antes de sua chegada, a equipe alemã mal chegava no pódio.
“As coisas estão indo muito, muito, muito bem com a BMW, este capítulo nos leva a outro nível”, disse Kenan Sofuoglu, empresário de Razgatlioglu, ao Speedweek. “Há muito interesse no Toprak no paddock de MotoGP, já para o próximo ano. Temos um contrato de dois anos com a BMW, mas já informei a BMW que queremos deixar o WorldSuperbike no final deste ano e mudar para o MotoGP. Expliquei a eles que esse era o desejo de Toprak.”
Antes de assinar com a BMW, no ano passado, Razgatlioglu fez dois testes com a Yamaha de MotoGP, no circuito de Misano e de Jerez. Mas as negociações não avançaram. Agora, os turcos não querem esperar muito mais.
“Nosso objetivo com a BMW era vencer o campeonato mundial durante essas duas temporadas”, acrescentou Kenan. “Mas as coisas já estão indo muito bem, o desempenho do Toprak é excelente. Ele quer usar este momento de sua vida para fazer a mudança. Eu disse isso à BMW. Mas ainda não sabemos exatamente como as coisas vão funcionar, temos que chegar a um acordo com a BMW. É também uma questão de futuro, todos sabemos que a BMW quer entrar na MotoGP.”
Ainda restam algumas vagas na MotoGP para 2025: não só nas equipes satélite, mas também nas equipes de fábrica da Yamaha, Honda e Aprilia. “Se todos concordarem com os desejos de Toprak, tentarei realizar esse desejo”, completou Sofuoglu. Outras fontes afirmam que a Honda estaria de olho em Razgatlioglu.