A fabricante espanhola de freios Galfer está apresentando uma nova linha de discos que utilizam formas hexagonais para ajudar a dissipar o calor e melhorar o desempenho da frenagem.
O design é baseado na estrutura cristalina das moléculas de aço, o que significa que cada furo possui uma área de superfície interna maior. Quanto maior a área da superfície, uma maior quantidade de ar pode passar sobre o orifício.
Isso significa que a dissipação de calor também é melhorada, o que aumenta o desempenho em frenagens fortes. O peso foi reduzido sem prejudicar a performance, garante a empresa. A massa não suspensa também deve melhorar a agilidade e a manobrabilidade da motocicleta, com um efeito giroscópio reduzido.
De acordo com os espanhóis, o aumento da potência das motocicletas na última década sobrecarregou os sistemas de freio, que ficaram cada vez mais próximos da fadiga de material. Mas a Galfer afirma ainda que o design hexagonal otimiza a resistência e o desgaste das pastilhas de freio.
Apresentados no Salão de Milão de 2019, os discos da Galfer estão chegando agora à rede aftermarket da Europa. Os produtos foram adicionados à linha da empresa e têm seu próprio catálogo – disponível aqui.
Os discos estão disponíveis para cerca de 300 modelos, de marcas como Honda, Kawasaki, Suzuki, Yamaha, KTM e Triumph, bem como para a maioria dos modelos V-Twin como Harley Davidson, Indian Motorcycles e Victory.