Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Empresa de design italiana sugere cinto de segurança para motos

Lucas Carioli 21 de maio de 2021


A fabricante italiana Italdesign, do lendário designer Giorgetto Giugiaro, efetuou o registro de patentes de um projeto que pretende implementar cintos de segurança em um veículo de duas rodas pela primeira vez.

Registrada em 22 de abril, a patente mostra o motociclista atado com cintos estilo de competição a uma espécie de concha, mas com uma junta flexível que preserva a amplitude de movimentos. Em caso de acidente frontal o sistema protege o condutor de ser arremessado para frente como normalmente acontece.

É claro que, em muitos acidentes, os motociclistas são instruídos a largar a motocicleta, pois a desconexão do veículo pode reduzir a gravidade dos ferimentos ao evitar o envolvimento com o maquinário. Para adequar o sistema, os engenheiros colocaram um sensor para detectar quando é melhor ou não ativar o aparelho.


Em uma colisão frontal, por exemplo, o sensor pode determinar que é melhor travar o usuário no lugar, evitando uma colisão adicional com o outro veículo. Em uma colisão solitária ou lateral, o algoritmo pode optar por ejetar o motociclista para diminuir as possibilidades de lesões graves.

Tudo isso soa um pouco James Bond, e precisaria ser exaustivamente testado, é verdade, mas é uma ideia que poderia atrair os motociclistas de ocasião, que utilizam motos apenas como meio de transporte barato. A aplicação da tecnologia e ergonomia atenderiam mais ao setor de scooters, com certeza, já que pilotos “raiz” provavelmente não gostariam de ter o que parece uma cadeira infantil presa às costas…

Fundada por Giorgetto Giugiaro em 1968 na cidade de Torino, na Itália, a Italdesign já nos trouxe uma série de veículos lendários, como o nosso primeiro Volkswagen Passat e o Delorean DMC-12. Entre as motos, o estúdio criou a Ducati 860 GT e a Suzuki RE5. É sempre bom ficar de olho no que essa turma está fazendo.


Tags: Giorgetto Giugiaro Italdesign Segredos Segurança Segurança no Trânsito Segurança Rodoviária Tecnologia

Continue Reading

Previous: Husqvarna vai oferecer novas Svartpilen/Vitpilen 501 baseada nas KTM 490
Next: Ducati Multistrada V4 Pikes Peak flagrada novamente

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.