A fabricante italiana Italdesign, do lendário designer Giorgetto Giugiaro, efetuou o registro de patentes de um projeto que pretende implementar cintos de segurança em um veículo de duas rodas pela primeira vez.
Registrada em 22 de abril, a patente mostra o motociclista atado com cintos estilo de competição a uma espécie de concha, mas com uma junta flexível que preserva a amplitude de movimentos. Em caso de acidente frontal o sistema protege o condutor de ser arremessado para frente como normalmente acontece.
É claro que, em muitos acidentes, os motociclistas são instruídos a largar a motocicleta, pois a desconexão do veículo pode reduzir a gravidade dos ferimentos ao evitar o envolvimento com o maquinário. Para adequar o sistema, os engenheiros colocaram um sensor para detectar quando é melhor ou não ativar o aparelho.
Em uma colisão frontal, por exemplo, o sensor pode determinar que é melhor travar o usuário no lugar, evitando uma colisão adicional com o outro veículo. Em uma colisão solitária ou lateral, o algoritmo pode optar por ejetar o motociclista para diminuir as possibilidades de lesões graves.
Tudo isso soa um pouco James Bond, e precisaria ser exaustivamente testado, é verdade, mas é uma ideia que poderia atrair os motociclistas de ocasião, que utilizam motos apenas como meio de transporte barato. A aplicação da tecnologia e ergonomia atenderiam mais ao setor de scooters, com certeza, já que pilotos “raiz” provavelmente não gostariam de ter o que parece uma cadeira infantil presa às costas…
Fundada por Giorgetto Giugiaro em 1968 na cidade de Torino, na Itália, a Italdesign já nos trouxe uma série de veículos lendários, como o nosso primeiro Volkswagen Passat e o Delorean DMC-12. Entre as motos, o estúdio criou a Ducati 860 GT e a Suzuki RE5. É sempre bom ficar de olho no que essa turma está fazendo.