A empresa italiana de design “Italdesign” apresentou hoje (4) a “Ducati 860-E, conceito de moto elétrica, que claramente se baseia na Ducati 860 de 1974 em termos de design.
Foi a mesma empresa de Giorgetto Giugiaro que concebeu a 860 há 47 anos e que, com seu tanque de linhas retas e e a carcaça do motor também angular, foi um marco para a Ducati. No novo conceito, o tanque e o assento parecem ter sido projetados como um monocoque. O guidão é bem largo.
O antigo motor V2 refrigerado a ar, no entanto, entrou para a história. Um grande módulo de bateria, um motor elétrico e uma unidade de controle tomam seu lugar. Suas ranhuras de ventilação, entretanto, assumem a aparência de um motor a combustão. A transmissão final é por correia dentada.
A ciclística é mais convencional. Na dianteira, os garfos são invertidos e os discos duplos de freios utilizam pinças radiais. Na parte traseira, para não fugir do costume, a balança é do tipo monobraço. A iluminação é toda de LED, mas conta com um farol redondo e pistas bem pronunciados. Um display TFT transmite todas as informações.
Assim como a Ducati, a Italdesign também faz parte do Grupo Volkswagen, o que deve ter facilitado o fluxo de comunicações entre as duas empresas. Nos últimos anos, a marca de Bolonha tem flertado com uma moto elétrica. A 860-E Concept parece ser a primeira iniciativa e eles certamente ficarão de olho na recepção que terá.