A fabricante de protetores auriculares Auritech apresentou um alarmante estudo que revela os riscos à audição a que os motociclistas estão expostos todos os dias. Eles afirmam que danos permanentes podem ser causados rodando apenas 15 minutos à 100 km/h.
O estudo, realizado pela associação automobilística alemã, ADAC, mostrou que a essa velocidade gera-se um ruído de vento de 95 decibéis, o que pode danificar permanentemente a audição após um quarto de hora. A 120 km/h, o barulho aumenta para 98dB, prejudicando seu ouvido em apenas sete minutos.
De acordo com os pesquisadores, a exposição prolongada acima dos 85 decibéis pode resultar em zumbido permanente nos ouvidos. Mais do que divulgar seus protetores, a Auritech quer alertar os motociclistas para que procurem alguma espécie de proteção, mesmo de outra marca.
“Muitos motociclistas não estão conscientes dos perigos de andar sem proteção auditiva, enquanto outros podem ter tentado usar tampões convencionais sem ter gostado do resultado“, disse Wendy Faulkner, diretora da Appia Healthcare, que produz os protetores auriculares cerâmicos Auritech.
“Estes tampões de ouvido mais baratos fazem um bom trabalho de bloquear o som, mas muitas vezes podem colocar o piloto em uma ‘bolha’ e fazer com que se sintam removidos do ambiente ao redor“, explicou. “Na Auritech, desenvolvemos um filtro cerâmico patenteado, que permite que o ‘bom ruído’ passe enquanto reduz apenas o ruído nocivo do vento“, garante.
Os protetores não apenas reduzem o risco de danos ao usuário, mas também se propõe a melhorar a experiência de condução, assim como segurança rodoviária, permitindo que eles ouçam os sons ao seu redor, como ruídos do trânsito, buzinas, sirenes e a própria aceleração do seu motor.
Para obter mais informações sobre os protetores Auritech, clique aqui. O produto pode ser encontrado em lojas do Ebay ou Amazon por cerca de 30 dólares, o equivalente a 100 reais sem taxas importação e correios.