A empresa alemã Mahle anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia de bateria que pode ser recarregada em até 90 segundos. Como eles fizeram isso?
Em parceria com os britânicos da Allotrope Energy, eles criaram uma bateria que combina células de íon de lítio tradicionais com supercapacitores, criando o que Mahle chama de híbridos de “lítio-carbono”, que podem ser totalmente carregados em apenas alguns minutos.
A Mahle diz que o benefício dessa tecnologia é que a bateria permanece estável em altas temperaturas e que pode receber uma alta corrente sem resfriamento externo ou um gerenciamento de bateria elaborado. Enquanto os modelos atuais carregam a 7kW em uma conexão monofásica, a nova bateria pode carregar a até 20kW.
“A autonomia é frequentemente citada como a principal barreira para a adoção de veículos elétricos, mas se a bateria pudesse ser recarregada no mesmo tempo que leva para reabastecer um veículo com motor de combustão interna, grande parte dessa preocupação vai embora“, disse o Dr. Mike Bassett, da Mahle Powertrain Chefe de Pesquisa.
“Com o aumento da economia sob demanda, tem havido um rápido aumento no uso de ciclomotores movidos a gasolina para entregas e isso tem contribuído para os problemas de qualidade do ar em nossas cidades” continuou. “A descarbonização tem se mostrado difícil sem manter um estoque de baterias intercambiáveis caras ou mudar para um veículo elétrico maior e mais pesado com maior consumo de energia.“
Isso significa que uma pequena motocicleta projetada para entregas no centro da cidade poderia ser construída com uma bateria pequena (cerca de 500Wh) e de curto alcance (digamos que 50 km), mas poderia ser carregada em menos de dois minutos, em comparação com os 30 minutos atuais.
Os cátodos tipo capacitor da bateria ainda permitem uma vida útil de mais de 100.000 ciclos, muito maior do que as baterias convencionais. Além disso, o modelo não utiliza metais raros do planeta e é reciclável, tornando-a melhor para o meio ambiente durante a produção e depois de seu desgaste.
“Com o carregamento ultrarrápido, o tamanho da bateria pode ser otimizado para se adequar aos cenários em que o veículo será usado, e isso leva não apenas à economia de peso, mas também a reduções de custos que reduzem ainda mais as barreiras à descarbonização”, finaliza Bassett. Será que que agora os veículos elétricos tomam conta?