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Embreagem de cárter seco vs úmido: quais as diferenças?

Lucas Carioli 17 de maio de 2024

Muitas vezes, ao ler as especificações técnicas de um modelo, nos deparamos com dois tipos de embreagens: de cárter seco ou de cárter úmido, também chamado de “em banho de óleo”. Mas o que isso significa na prática?

Embreagem de cárter úmido utiliza o mesmo óleo do motor.

Primeiro de tudo, é importante saber o que a embreagem realmente faz. A função da embreagem de uma motocicleta é desengatar o motor da transmissão conforme você muda de marcha, função que vem sendo automatizada nos últimos anos de diversas maneiras.



Os dois sistemas estão presentes em duas e quatro rodas. Basicamente, quando a embreagem é do tipo úmida, os seus discos são lubrificados pelo mesmo cárter que contém o óleo do motor. O acionamento da bomba passa por eles e sobe até chegar ao cabeçote.

O sistema úmido (também chamado multi disco em banho de óleo) tem um custo de produção menor, já que tudo fica embutido, e tem uma durabilidade maior, pois o óleo é abundante o tempo inteiro, o que também o torna mais silencioso em marcha lenta.

Além disso, como são cobertas pelo óleo do motor, as embreagens úmidas permitem que os discos esfriem melhor. Então, as embreagens molhadas podem suportar mais abusos do que as secas, o que resulta em maior durabilidade a longo prazo.

O seu lado negativo é que o desgaste nos discos de embreagem contaminam o óleo e por consequência o motor inteiro. A fricção nos discos também soltam impurezas no óleo que, com o tempo, podem vir a prejudicar o motor. Por isso seja criterioso ao trocar o filtro de óleo.

Vantagens

  • Mais barata de produzir
  • Trabalha mais fria
  • Mais silenciosa
  • Mais durável

Desvantagens

  • Desgastes nos discos contaminam o óleo
  • Óleo contaminado pode prejudicar o motor
Embreagem de cárter seco sem utilizar o mesmo óleo do motor.

Já quando a embreagem é do tipo seca, os discos de embreagem ficam em um compartimento separado do cárter, utilizando um sistema próprio de lubrificação. Esse sistema foi popularizado principalmente pela Ducati, que o adotou em todas as suas motos por um bom tempo.



Embreagens de cárter seco tendem a ter um acionamento mais preciso e, como estão em uma repartição que não se mistura com o cárter, não há contaminação com o óleo do motor. Este, portanto, tende a ser melhor preservado ao longo do tempo.

É por isso que normalmente você não vê embreagens de cárter seco nas motocicletas de rua do dia a dia; por outro lado, graças ao seu acionamento mais preciso, e liberdade para o motor render 100%, elas são muito utilizadas em corridas.

O lado negativo é que, como não fica “embebecida” no óleo, a embreagem não consegue ficar tão fria, o que faz com que os discos se desgastem mais rapidamente. Além disso, esse sistema costuma ser mais ruidoso no seu acionamento. Quem já viu uma Ducati funcionado, sabe do que estou falando.

O fato é que ambos os sistemas precisam de uma verificação de tempos em tempos. Dê uma olhada no manual do proprietário para descobrir com que frequência o fabricante recomenda a troca do filtro de óleo, assim como os prazos de manutenção da embreagem de cárter seco.

Vantagens

  • Acionamento mais preciso
  • Lubrificação própria e mais pura
  • Motor fica livre de impurezas da embreagem

Desvantagens

  • Esquenta mais rápido
  • Desgaste mais acentuado
  • Acionamento barulhento



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