A Honda vai apresentar no próximo Salão de Tóquio o “Riding Assist-e”, sistema elétrico que permite à motocicleta se equilibrar e estacionar praticamente sozinha. A novidade também poderá estar presente na nova Honda Gold Wing.
O conceito não é muito diferente da motocicleta autobalanceada apresentada nos Estados Unidos em janeiro desse ano, com o acréscimo da letra “E” no nome. Isso sugere fortemente que o dispositivo é acionado de forma elétrica. A marca da asa, no entanto, não forneceu maiores informações a respeito.
Assim como as suas colegas japonesas, a Honda gasta bastante com Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias que possam (ou não) serem implementadas aos veículos de produção. O Riding Assist-e, assim como o robô Motobot da Yamaha são exemplos e o Salão de Tóquio é o lugar ideal para mostrá-los.
Vale lembrar que o lançamento da nova Honda GL 1800 Gold Wing também acontecerá no início do próximo mês. Como nada é por acaso na indústria, existe a possibilidade de que a tecnologia seja vista na cruiser. Movimentar os quase 300 quilos da motocicleta nunca foi tarefa fácil, principalmente em manobras de pouco espaço. Cenário em que o Riding Assist-e se tornaria mais do que conveniente.