A Triumph apresentou hoje (23) no circuito de Silverstone, palco do GP da Inglaterra de MotoGP, a “Daytona Moto2 765 Limited Edition”, edição limitada da conhecida supersport que volta ao mercado com o novo motor de 765cc. A motocicleta reúne o que a marca britânica aprendeu desde que passou a fornecer propulsores à Moto2.
A nova Daytona tem como base o mesmo motor de três cilindros em linha que equipa a Street Triple 765 RS, a versão mais brava da naked. A Triumph, no entanto, mexeu bastante no propulsor para conseguir que atingisse maiores rotações e consequentemente mais potência.
Isso significou na adição de pistões forjados com especificação MotoGP (para menor atrito e maior durabilidade), válvulas de titânio, novos perfis na câmara de combustão, além de uma reforma na parte inferior com novas bielas, virabrequim e uma taxa de compressão aumentada para 12.9: 1. A cereja no bolo é uma ponteira da marca Arrow, de titânio.
Tudo isso contribuiu para um aumento de 600 rpm em relação à Street Triple RS, elevando a faixa vermelha para 13.250 rotações. A potência é de 130 cv a 12.250 rpm e 8,15 kgf.m de torque a 9.750 rotações. Para completar, a transmissão recebeu novos pares de engrenagens assim como uma primeira marcha mais longa. A Triumph disse que essa Daytona é a a moto esportiva mais avançada já lançada pela empresa.
O quadro, como era de se esperar, é de alumínio, assim como o braço oscilante, mas não fundidos e sim anodizados, outro detalhe em comum que a Daytona 765 carrega em comum com as máquinas de Moto2. Os garfos invertidos dianteiros são Öhlins NIX30 de 43 mm, assentados em uma mesa superior com o número de série gravado. Atrás, o amortecedor é um Öhlins TTX36.
Nos freios, a Triumph também não economizou e equipou a Daytona com pinças Brembo Stylema, as melhores do momento, ao passo em que o manete e o cilindro mestre radial MCS são completamente ajustáveis para um melhor controle. As rodas, de alumínio fundido, são de 17 polegadas, com cinco raios. Os pneus, Pirelli Diablo Supercorsa, de competição.
Em termos de estilo, a Daytona 765 lembra muito a sua antecessora, com dois faróis simétricos lado a lado. A carroceria, no entanto, é toda em fibra de carbono, de construção moldada. Apenas algumas partes foram pintadas em tons de cinza e prata formando a tradicional Union Jack, a bandeira britânica.
A eletrônica começa com um display de TFT colorido, semelhante a outros modelos da Triumph, mas que contém um gráfico de inicialização inspirado na Moto2 e um cronômetro, naturalmente esperando horas e horas de diversão em uma pista de corridas.
Pela primeira vez em uma Daytona, os pilotos podem escolher cinco modos de pilotagem, que ajustam o mapa do acelerador, o controle de tração e as configurações de ABS. São eles Rain, Road, Rider Configurable, Sports e Track. Naturalmente, a motocicleta vem também com um quickshifter/autoblipper, habilitando trocas de marchas mais rápidas, para cima e para baixo.
A nova Daytona Moto2 765 Limited Edition terá duas versões, ambas limitadas a 765 unidades. Uma delas será apenas para o mercado norte-americano e canadense, a outra para a Europa e o resto do mundo. O preço anunciado foi de £ 15.765 libras, o que se equivale hoje (23) a praticamente R$ 80 mil reais. A marca britânica oferece ainda 35 acessórios de personalização.