A temporada de MotoGP já acabou e o que Valentino Rossi faz? Pilota motos, é claro! O italiano venceu, ao lado de Franco Morbidelli, no último final de semana, os “100 km dos campeões”, competição particular que realiza anualmente em seu Rancho, na Itália.
A competição de flat-track tem sido disputada nos últimos cinco anos e a edição de 2018 foi uma das mais disputadas, com 28 pilotos na pista, três deles espanhóis. Os líderes até a penúltima voltam eram a dupla Lorenzo Baldasarri e Mattia Pasini (Husqvarna).
Pasini, que pilotava naquele momento vinha firme para a vitória, até que uma inesperada queda permitiu que Rossi o ultrapassasse e vencesse a prova, com 1s5 de vantagem para o desolado conterrâneo italiano, que ainda conseguiu continuar. Dennis Foggia e Federico Fuligni (Yamaha) completaram o pódio, a mais de 1min50s dos vencedores.
Foi uma das poucas vitórias de Rossi na temporada 2018, que passou o ano em branco na MotoGP, algo qua nunca tinha acontecido antes pilotando uma Yamaha. Curiosamente, o próprio italiano quase precisou abandonar os 100 km dos Campeões devido à um forte golpe que recebeu no joelho direito em disputa contra Pasini.
O nove vezes campeão mundial precisou ser atendido pela equipe médica após o seu penúltimo turno, mas apesar das dores no joelho, Rossi pode subir novamente em sua Yamaha para completar a corrida e alcançar a vitória.
“Franco e eu não ganhamos muito este ano, esta vitória salvou minha temporada“, ri Rossi. “Foi uma corrida muito difícil e muito técnica durante a qual o nível de aderência mudou significativamente“, afirma. “Nós realmente tivemos que ficar atentos, mas eu realmente gostei“, completou.