Desde que a LiveWire virou uma divisão separada da Harley-Davidson e tornou-se uma empresa de capital aberto, ela é obrigada a fornecer informações completas a cada trimestre. E os resultados comerciais de 2022 e do primeiro semestre de 2023 são decepcionantes.
Apenas 63 motocicletas foram comercializadas em todo o mundo nos três primeiros meses de 2023, contra 72 unidades no mesmo período de 2022, queda de 13%. Os números também são inferiores às 69 vendidas no quarto trimestre do ano passado.
Em termos financeiros, a LiveWire sofreu uma perda de quase US$ 25 milhões, ou 36% no primeiro trimestre em relação às vendas da LiveWire ONE (e as unidades restantes da Harley-Davidson LiveWire) no primeiro trimestre de 2022, antes da divisão corporativa da marca.
Menos de 600 unidades dos modelos One e S2 Del Mar foram comercializados globalmente em todo o ano de 2022. Para 2023, a própria marca espera vender “de 750 a 2.000” unidades, uma margem bastante ampla, com uma perda de US$ 115 a US$ 125 milhões.
De acordo com a LiveWire, os números mais baixos são resultado dos custos extras de iniciar uma nova organização, incluindo uma nova força de trabalho. Por enquanto, a empresa ainda tem US$ 236 milhões em caixa, enquanto um acionista majoritário disponibilizará outros US$ 200 milhões, mas este último é um “acordo não vinculativo”, segundo o relatório financeiro da marca.
A LiveWire quer virar a maré com a mais acessível S2 Del Mar, introduzida nos EUA em maio de 2022 e que está chegando agora à Europa. Mas o preço anunciado para o mercado norte-americano, cerca de US$ 15.000, não é exatamente convidativo, nem os € 20.000 no território europeu.
Ainda assim, o preço da S2 Del Mar é competitivo no mercado de motocicletas elétricas. Sua principal rival no segmento é a Zero S, tabelada em US$ 12.995, mas com menos potência e autonomia. Na Europa, a concorrente mais próxima é a Energica EsseEsse9, a partir de US$ 22.850,00.