O sétimo lugar conquistado hoje (1º) por Pol Espargaró no treino classificatório para o Grande Prêmio da Alemanha, em Sachsenring foi a melhor posição de largada da KTM na MotoGP até o momento. O espanhol acertou uma volta tão boa que até o piloto ficou impressionado.
Espargaró já havia surpreendido a todos conseguindo passar ao Q2, após desbancar Jack Miller e Johann Zarco, os favoritos no Q1. Depois, em sua última volta válida, o espanhol assinalou o tempo de 1min28s402, mesmo tendo sido atrapalhado nas últimas curvas.
“Um dia muito bom para todos na KTM. Soberbo! No Q1, acho que fiz a volta perfeita: fui realmente bem naquela volta, forçando por todo o caminho para chegar ao Q2, mas na segunda sessão talvez eu tenha esperado um pouco demais no final para que a pista ficasse seca. Acho que os pneus esquentaram demais, mas sétimo aqui, na frente de todos os fãs é super legal. Eu e todos no time estamos muito felizes, mas agora que fizemos uma boa classificação devemos pensar adiante e continuar assim na corrida, que é o mais importante.” (Pol Espargaró)
Em sua temporada inaugural na categoria rainha, a KTM está fazendo um grande esforço para chegar às primeiras posições, tanto que está correndo em Sachsenring com três motos: além de Espargaró e Bradley Smith, também está na pista o piloto de testes Mika Kallio.
“No total, um dia muito bom. Com certeza, alguns altos e baixos, mas somos bastante competitivos no molhado, enquanto no seco também estamos lá. A escolha dos pneus para amanhã será bastante interessante, mas nós não temos certeza sobre isso no momento. Temos impressões diferentes de diferentes pilotos, mas, dependendo das condições, o plano será uma grande parte do resultado, então quem fizer a escolha certa ganhará muito. Vamos tentar o nosso melhor e usar todas as informações que temos – é claro, mais informações do que o normal – porque temos três pilotos com Mika aqui. No geral, é tão bom ter, digamos, uma retribuição como essa, especialmente na Alemanha, perto de nossa casa e com um grande número de fãs aqui que estão apreciando esse resultado conosco.” (Sebastian Risse, diretor técnico da KTM)
Além de Espargaró em sétimo, a KTM colocou Bradley Smith em 15º e Mika Kallio em 17º, duas fileiras à frente das últimas posições, que são ocupadas por Alex Rins (Suzuki), Scott Redding (Pramac) e Esteve Rabat (Marc VDS). A largada é amanhã (2) às 09h00 (horário de Brasília).