Marc Márquez venceu hoje (26) o Grande Prêmio de Sepang, na Malásia. O espanhol superou Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, chegando à sua 12º vitória no ano, igualando o recorde de Mike Doohan, que já durava 17 anos.
Márquez, que largara na pole position, partiu mal e acabou caindo para quinto, perdendo posições para seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa, Lorenzo, Rossi e também para Andrea Dovizioso. Entretanto, o novo bicampeão mundial manteve a calma e pouco a pouco foi recuperando o terreno perdido.
Lorenzo não demorou para assumir a ponta, nas primeiras voltas. Pedrosa, então, passou a ser pressionado por Valentino Rossi. O italiano estava em grande forma e logo tentava de todo jeito superar o espanhol. A forte pressão deu resultado e Pedrosa acabou caindo na última curva, despencando para o 20º lugar.
Enquanto isso, Márquez, que já havia se livrado de Dovizioso, juntou-se aos dois primeiros. Lorenzo era, agora, muito pressionado por Rossi, mas a ultrapassagem só aconteceu faltando dez voltas para o final.
Márquez, que até então só acompanhava a briga dos pilotos da Yamaha, não teve dificuldades em superar Lorenzo e pular para segundo. Agora era Rossi que recebia forte pressão do espanhol. O italiano acabou errando em uma curva, passando do ponto e permitindo a passagem do piloto da Honda.
Rossi ainda tentou acompanhar Márquez por algumas voltas, mas logo ficou claro que o bicampeão tinha um ritmo superior e estava com a corrida sob controle. Os três cruzaram a linha de chegada nessa ordem, com Lorenzo à 3s5 do líder.
Dovizioso, com problemas em sua Ducati, precisou diminuir o ritmo e caiu de quarto para oitavo. Isso fez com que Stefan Bradl assumisse o quarto posto, à frente de Bradley Smith e Pol Espargaró, que mesmo com o pé quebrado (em uma acidente nos treinos) resolveu correr e chegou em sexto.
Pedrosa chegou a realizar uma brilhante corrida de recuperação, vindo de 20º para 11º. Entretanto, o espanhol acabou errando e caindo novamente, abandonando definitivamente a prova.
Com os acidentes de Aleix Espargaró e Álvaro Bautista, a segunda metade do top 10 contou com pilotos incomuns, como Yonny Hernandez, o sétimo com a Ducati da equipe Pramac. Dovizioso chegou em oitavo e Hector Barberá em nono, sua melhor posição de chegada em 2014. Scott Redding foi o décimo.
Na Moto2, mais uma vez, a vitória ficou com o estreante do ano, Maverick Viñales. O piloto da equipe Paginas Amarillas HP 40 chegou 2s5 à frente de Mika Kallio e Esteve ‘Tito’ Rabat. Com a terceira posição, o espanhol se sagrou campeão mundial.
Na Moto3, por outro lado, a disputa continua em aberto. A vitória ficou com Efren Vazquez, com Jack Miller chegando na segunda posição e Alex Rins em terceiro. O líder do campeonato, Alex Márquez foi apenas 5º e agora apenas 11 pontos o separam de Miller. A decisão vai ficar para a última etapa, no circuito de Valência, na Espanha.
Grande Prêmio de Sepang – Resultado Final (MotoGP):
01. Marc Marquez (Honda) 40m45.523s
02. Valentino Rossi (Yamaha) – 2.445s
03. Jorge Lorenzo (Yamaha) – 3.508s
04. Stefan Bradl (LCR Honda) – 21.234s
05. Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) – 22.283s
06. Pol Espargaro (Tech 3 Yamaha) – 34.668s
07. Yonny Hernandez (Pramac Ducati) – 38.435s
08. Andrea Dovizioso (Ducati) – 48.839s
09. Hector Barbera (Avintia Ducati) – 50.792s
10. Scott Redding (Gresini Honda) – 59.088s
11. Hiroshi Aoyama (Aspar Honda) – 1m15.949s
12. Michael Laverty (PBM Aprilia) – 1m17.966s
13. Mike Di Meglio (Avintia Kawasaki) – 1m27.773s
14. Broc Parkes (PBM Aprilia) – 1m44.244s
Não completaram:
15. Alex de Angelis (Forward Yamaha)
16. Danilo Petrucci (ART Aprilia)
17. Daniel Pedrosa (Honda)
18. Karel Abraham (Cardion Honda)
19. Nicky Hayden (Aspar Honda)
20. Cal Crutchlow (Ducati)
21. Aleix Espargaro (Forward Yamaha)
22. Alvaro Bautista (Gresini Honda)