A BMW efetuou o registro das patentes de um projeto muito interessante, onde eles pretendem criar uma motocicleta que tem quadro e balança em fibra de carbono, mas unidos em uma única peça.
Ao contrário das motocicletas convencionais, que tem o quadro e a balança ligados através de um pivô e de um amortecedor, o conceito da BMW prevê um aumento na rigidez, uma melhora aerodinâmica e a redução do peso.
A BMW orgulha-se de ser praticamente autosuficiente na complexa manipulação da fibra de carbono, tendo lançado a S1000RR HP4 Race, quase que integralmente nesse material alguns anos atrás. O que será fundamental nesse projeto também.
A fibra de carbono, por exemplo, pode ser trabalhada para ser rígida em uma direção e flexível em outra, permitindo a um braço oscilante que se curve para absorver saliências, mas permaneça rígido lateralmente.
Apesar disso um amortecedor convencional ainda seria utilizado no atual projeto de quadro e braço oscilante unidos para que a suspensão traseira seja configurada ao gosto do piloto. Mas o carbono forneceria uma parte do “efeito mola”.
Carros de competição também se aproveitam da flexibilidade da fibra de carbono na suspensão, dispensando os pivôs onde seus braços se fixam ao chassi. Naturalmente essa tecnologia seria vista apenas na nata dos modelos BMW. Talvez em uma nova HP4 Race?