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Em novo registro, Ducati pretende reinventar a roda (e acabar com a trepidação ao mesmo tempo)

Lucas Carioli 17 de junho de 2016


A Ducati recentemente realizou o registro um inusitado sistema montado no interior do cubo das rodas que promete causar uma verdadeira revolução na pilotagem, ao eliminar o “chatter”, as polêmicas trepidações sentidas em inclinação no meio das curvas.

Claudio Domenicali Ducati
Domenicali pode estar vindo com a solução para um problema que aflige pilotos e engenheiros há anos.

Todo piloto de alto nível já se deparou com esse fenômeno quando está contornando uma curva com um alto índice de inclinação. A moto começa a trepidar para cima e para baixo mesmo com o asfalto perfeito e as causas ainda são pouco conhecidas. A solução também parece distante, mas Claudio Domenicali veio com uma ideia.

Ducati-wheel-Tech-03Além de trabalhar como CEO da Ducati, Domenicali também é um piloto dos bons e um inventor de mão cheia. Nos finais de semana, o dirigente adora pilotar as máquinas vermelhas e não é raro voltar para o escritório na segunda-feira com novas ideias para os próprios engenheiros de Borgo Panigale.

As imagens mostradas aqui revelam o sistema, que foi registrado em escritórios de patentes dos Estados Unidos, Europa e China. Trata-se basicamente de uma roda de motocicleta com um centro de borracha (ou algo parecido) que age como um amortecedor montado dentro da própria roda.

Os desenhos mostram uma roda com o que está descrito como um “material elasticamente deformável” montado no interior dos elementos do cubo e raios, que se estendem para cima e para baixo também. A descrição da patente, no entanto, não explica por que o eixo deve ser mais longo, embora isso faça sentido para abrigar espaço ao eixo de metal convencional.

Isso ajudaria a reduzir a sensação de vibração que vem de forças de transferência a partir da superfície da estrada que sobem pela roda em uma força nas quais as suspensões de uma motocicleta não são capazes de se livrar. Parece que este é o próximo passo no futuro desenvolvimento das superbikes da Ducati.


Tags: Chatter Claudio Domenicali Ducati Segredos

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