A Ducati recentemente realizou o registro um inusitado sistema montado no interior do cubo das rodas que promete causar uma verdadeira revolução na pilotagem, ao eliminar o “chatter”, as polêmicas trepidações sentidas em inclinação no meio das curvas.
Todo piloto de alto nível já se deparou com esse fenômeno quando está contornando uma curva com um alto índice de inclinação. A moto começa a trepidar para cima e para baixo mesmo com o asfalto perfeito e as causas ainda são pouco conhecidas. A solução também parece distante, mas Claudio Domenicali veio com uma ideia.
Além de trabalhar como CEO da Ducati, Domenicali também é um piloto dos bons e um inventor de mão cheia. Nos finais de semana, o dirigente adora pilotar as máquinas vermelhas e não é raro voltar para o escritório na segunda-feira com novas ideias para os próprios engenheiros de Borgo Panigale.
As imagens mostradas aqui revelam o sistema, que foi registrado em escritórios de patentes dos Estados Unidos, Europa e China. Trata-se basicamente de uma roda de motocicleta com um centro de borracha (ou algo parecido) que age como um amortecedor montado dentro da própria roda.
Os desenhos mostram uma roda com o que está descrito como um “material elasticamente deformável” montado no interior dos elementos do cubo e raios, que se estendem para cima e para baixo também. A descrição da patente, no entanto, não explica por que o eixo deve ser mais longo, embora isso faça sentido para abrigar espaço ao eixo de metal convencional.
Isso ajudaria a reduzir a sensação de vibração que vem de forças de transferência a partir da superfície da estrada que sobem pela roda em uma força nas quais as suspensões de uma motocicleta não são capazes de se livrar. Parece que este é o próximo passo no futuro desenvolvimento das superbikes da Ducati.