Confirmando a presença cada vez maior da eletrônica no motociclismo, foi descoberto um novo sistema da Kawasaki que promete configurar completamente a motocicleta tendo como base dados coletados de sensores, câmeras e radares em tempo real.
Os registros de patente mostram uma moto esportiva equipada com uma câmera e um sensor a laser na parte dianteira. A câmera trabalha para reconhecer faixas e curvas, enquanto o sensor se concentra em medir a distância.
Essas informações são então comparadas com os mapas integrados no sistema de navegação para descobrir quando a próxima curva está chegando. Outros sensores, nas pedaleiras e no assento informam o que o motociclista está prestes a fazer.
Todos esses dados são então enviados para uma unidade de controle que ajusta automaticamente o nível de cada auxílio eletrônico disponível na motocicleta, como ABS, controle de tração, suspensão, entre outros.
O objetivo é garantir que a motocicleta esteja configurada nas melhores condições possíveis para cada trecho da estrada em que se encontre, sem que o piloto perca tempo (e segundos precisos de atenção) ajustando isso por conta própria.
É claro que sistemas integrados com a ECU da motocicleta capazes de fazer ajustes em tempo real já existem, as suspensões semi-ativas. O projeto da Kawasaki, no entanto, parece integrar todos os comandos eletrônicos em um nível mais alto.
Radares e sensores estão cada vez mais presentes no motociclismo. Ainda hoje (30), a BMW apresentou, em parceria com a Bosch, um controle de cruzeiro ativo que calcula e limita a distância para o veículo da frente, além do ângulo de inclinação nas curvas. A Ducati também trabalha em dispositivos semelhantes.