Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Kawasaki pretende integrar completamente a eletrônica da moto

Lucas Carioli 30 de junho de 2020


Confirmando a presença cada vez maior da eletrônica no motociclismo, foi descoberto um novo sistema da Kawasaki que promete configurar completamente a motocicleta tendo como base dados coletados de sensores, câmeras e radares em tempo real.

Para disfarçar, o projeto aparece detalhado em uma antiga Ninja ZX-6R.

Os registros de patente mostram uma moto esportiva equipada com uma câmera e um sensor a laser na parte dianteira. A câmera trabalha para reconhecer faixas e curvas, enquanto o sensor se concentra em medir a distância.

Essas informações são então comparadas com os mapas integrados no sistema de navegação para descobrir quando a próxima curva está chegando. Outros sensores, nas pedaleiras e no assento informam o que o motociclista está prestes a fazer.


Os sensores medem a distância e o nível de inclinação nas curvas.

Todos esses dados são então enviados para uma unidade de controle que ajusta automaticamente o nível de cada auxílio eletrônico disponível na motocicleta, como ABS, controle de tração, suspensão, entre outros.

O objetivo é garantir que a motocicleta esteja configurada nas melhores condições possíveis para cada trecho da estrada em que se encontre, sem que o piloto perca tempo (e segundos precisos de atenção) ajustando isso por conta própria.


É claro que sistemas integrados com a ECU da motocicleta capazes de fazer ajustes em tempo real já existem, as suspensões semi-ativas. O projeto da Kawasaki, no entanto, parece integrar todos os comandos eletrônicos em um nível mais alto.

Radares e sensores estão cada vez mais presentes no motociclismo. Ainda hoje (30), a BMW apresentou, em parceria com a Bosch, um controle de cruzeiro ativo que calcula e limita a distância para o veículo da frente, além do ângulo de inclinação nas curvas. A Ducati também trabalha em dispositivos semelhantes.


Tags: Eletrônica Kawasaki Radares Segredos Tecnologia

Continue Reading

Previous: Honda fará uma CBR400RR, afirma publicação japonesa
Next: Kawasaki registra patente de motor sobrealimentado, crossplane e dois tempos

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.