Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Em novo projeto, Honda pretende reinventar o suporte lateral

Lucas Carioli 29 de janeiro de 2020


Existe uma lenda afirmando que a Honda possui um arquivo cheio de projetos mirabolantes prontos para serem lançados. Esse parece ser um deles: um suporte lateral diferenciado que se estende em três partes.

Descoberto pela imprensa britânica, as patentes detalham um novo tipo de suporte lateral do tipo telescópico, que gira levemente para trás enquanto você empurra para baixo, travando as três seções para que elas não se retraiam novamente.

A retração é feita retirando o peso da moto e empurrando a alavanca para baixo novamente e ligeiramente para a frente para desfazer as travas. Uma única mola, montada sob tensão dentro do suporte, puxa-o novamente.


É difícil identificar as vantagens da nova ideia em comparação com os suportes laterais que estamos acostumados. Aparentemente o objetivo é regular a altura conforme o terreno, o que muitas vezes é mesmo um problema. Mas o projeto utiliza um scooter como base.

Em mais de 100 anos de evoluções, realmente pouco foi aprimorado nos descansos laterais. O modelo mais antigo conhecido é o de Alfred Berruyer em 1869. Contudo, o design atual é derivado da patente de 1926 de Eldon C. Henderson.

Pode ser também que a Honda esteja patenteando a ideia simplesmente para impedir que outros a usem, o que é muito comum na indústria. Mas essa não é a primeira vez que alguém tenta reiventar o uso do descanso lateral recentemente.

Ainda no mês passado, descobrimos um projeto da BMW que pretendia utilizar o descanso lateral como uma espécie de tomada para a recarga de motocicletas elétricas. Seja como for, essa é uma área que pode receber avanços nos próximos anos.


Tags: Honda Segredos

Continue Reading

Previous: Kawasaki trabalha em controle de cruzeiro avançado em suas próximas motos
Next: Bimota Tesi H2: especificações técnicas são descobertas

Leia também

Nova Harley-Davidson X440S será lançada na Índia
  • Segredos

Nova Harley-Davidson X440S será lançada na Índia

12 de agosto de 2025
Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes
  • Segredos

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes

7 de agosto de 2025
Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900
  • Segredos

Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900

6 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.