Existe uma lenda afirmando que a Honda possui um arquivo cheio de projetos mirabolantes prontos para serem lançados. Esse parece ser um deles: um suporte lateral diferenciado que se estende em três partes.
Descoberto pela imprensa britânica, as patentes detalham um novo tipo de suporte lateral do tipo telescópico, que gira levemente para trás enquanto você empurra para baixo, travando as três seções para que elas não se retraiam novamente.
A retração é feita retirando o peso da moto e empurrando a alavanca para baixo novamente e ligeiramente para a frente para desfazer as travas. Uma única mola, montada sob tensão dentro do suporte, puxa-o novamente.
É difícil identificar as vantagens da nova ideia em comparação com os suportes laterais que estamos acostumados. Aparentemente o objetivo é regular a altura conforme o terreno, o que muitas vezes é mesmo um problema. Mas o projeto utiliza um scooter como base.
Em mais de 100 anos de evoluções, realmente pouco foi aprimorado nos descansos laterais. O modelo mais antigo conhecido é o de Alfred Berruyer em 1869. Contudo, o design atual é derivado da patente de 1926 de Eldon C. Henderson.
Pode ser também que a Honda esteja patenteando a ideia simplesmente para impedir que outros a usem, o que é muito comum na indústria. Mas essa não é a primeira vez que alguém tenta reiventar o uso do descanso lateral recentemente.
Ainda no mês passado, descobrimos um projeto da BMW que pretendia utilizar o descanso lateral como uma espécie de tomada para a recarga de motocicletas elétricas. Seja como for, essa é uma área que pode receber avanços nos próximos anos.