Jorge Lorenzo definitivamente veio ao mundo para causar polêmicas. Em seu quarto e novo livro “O Que Aprendi Antes Dos 30 anos”, o espanhol acusa Valentino Rossi de copiar seus métodos de treinamento físico.
De acordo com Lorenzo, a atitude teria acontecido no começo de 2013, quando Rossi voltava para a Yamaha depois de dois anos desastrosos na Ducati. Naquela temporada, o italiano venceu apenas o Grande Prêmio da Holanda, em Assen.
“Rossi voltou à Yamaha e havia interesse em melhorar seus resultados. Um dia, fiquei sabendo que meu preparador Antonio Casciani havia sido visto com Rossi em Tavullia onde explicara como eu treinava“, revela Lorenzo em uma das passagens do livro.
“Naquele momento encerrei minha relação com Antonio. Valentino começou a treinar com as mesmas motos que eu utilizava em Gerno [região da Espanha] assim como os mesmos exercícios“, continua. “Não sei se foi por isso, mas ele ficou mais competitivo“, aponta.
Rossi e Lorenzo foram companheiros de equipe por três temporadas seguidas (2008/2010) antes de o italiano tentar a sorte na Ducati e retornar em 2013 para mais quatro anos ao lado do espanhol (2013/2016). O desafeto vai ainda mais longe afirmando que o enecampeão copiava também o acerto de sua moto.
“Rossi já copiava meus ajustes antes de cada corrida, então não poderia aceitar que ele copiasse meus exercícios também“, disse. “Comecei a ter suspeitas, não queria ver [Massimo] Meregalli (Diretor Esportivo) nas reuniões técnicas, porque temia que contasse tudo à Valentino. Meu conselho depois disso é manter em segredo tudo que te dê uma vantagem sobre seus rivais“, encerra.
O livro “Tudo o que Aprendi antes dos 30 anos” foi lançado no último dia 10 e já é o mais vendido na seção esportiva do site Amazon. “É o mais pessoal que escrevi até agora“, disse Lorenzo. O prefácio foi escrito pelo amigo (e outro grande rival de Rossi), Max Biaggi.