Valentino Rossi terá que passar por uma cirurgia nas próximas horas, em decorrência de um acidente de enduro sofrido nesta quinta-feira (31). O italiano provavelmente perderá as duas próximas etapas da MotoGP.
Rossi estava se exercitando próximo à Perchiule, na região de Pesaro quando caiu e quebrou a tíbia e a fíbula de sua perna direita. São exatamente os mesmos ossos fraturados quando se acidentou no circuito de Mugello em 2010, um dos acidentes mais sérios de sua carreira.
O piloto de 38 anos foi rapidamente atendido e levado ao hospital Ospedale Civile di Urbino, onde os médicos confirmaram a gravidade do caso. Uma cirurgia será feita o mais cedo possível, ou seja, nas próximas horas. Um novo boletim será passado amanhã (1º).
Esse é o segundo acidente sério de Rossi esse ano em treinos particulares. Em maio, o eneacampeão caiu de motocross em seu rancho e também foi levado para o hospital. Naquela ocasião, no entanto, as lesões foram menos graves e o italiano pode participar do Grande Prêmio da Itália, em Mugello.
Curiosamente, a próxima etapa da MotoGP também acontece na Itália, mas no circuito de Misano, na região de Riviera de Rimini. O tempo de recuperação é de quatro a seis semanas, de modo que Rossi deverá perder, além deste, o Grande Prêmio de Aragón, no final de setembro.