A fabricante de capacetes Nolan e a multinacional Sony anunciaram em parceria, no Salão de Milão, um protótipo de capacete inteligente, que prevê projeção holográfica nos olhos do piloto.
O projeto intitulado “N-Com ARX” prevê ao capacete italiano a integração de um módulo óptico com um novo sistema de tecnologia de ondas holográficas patenteado pela Sony. O resultado é a projeção uma imagem virtual nos olhos do piloto através de uma tela transparente.
Através dessa interação (que ainda contém um aplicativo de smartphone), a projeção holográfica fornece uma série de informações úteis e essenciais a fim de aumentar a segurança. Haverá também comandos de áudio deixando o condutor livre para se concentrar na pilotagem.
Ainda não há previsão de lançamento, mas o gerente da Nolan, Claudio Corollo garante que isso deve acontecer: “Este é um produto que não podemos comercializar imediatamente“, disse durante o EICMA 2016. “Nosso principal objetivo continua a ser a segurança de nossos clientes, mas esse tipo de tecnologia também representa o futuro próximo para motociclistas e definitivamente não queremos nos encontrar despreparados“, acrescentou.
“Foi um prazer trabalhar com a Nolan na construção deste demonstrador de tecnologia.”, disse Hiroshi Mukawa, líder e gerente geral da Sony. “Sempre pretendemos superar as expectativas do mercado e, de fato, acreditamos que nossa tecnologia trará experiências novas para os usuários e, neste caso, os motociclistas“. Os visitantes do stand no salão de Milão puderam experimentar o protótipo.
A ideia de projetar informações nos olhos dos motociclistas parece ter vindo para ficar. Antes de ir à bancarrota, a fabricante Skully foi uma pioneira da tecnologia e a Fusar Mohawk também apresentou conceito semelhante. Mais recentemente, o russo Andrew Artishchev anunciou o desenvolvimento do Livemap, que pretende estar nas lojas em 2018.