Na presença de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, a Yamaha apresentou hoje (3) no Salão de Milão (EICMA), na Itália, a aguardada nova geração da YZF-R1.
Considerada “a rainha das pistas e estradas” a R1 não passava por uma reformulação tão grande desde 2009. Praticamente toda a moto foi redesenhada, a começar pelo motor de 4 cilindros e 999 cm³.
O virabrequim de fluxo cruzado (crossplane), que já pode ser considerado uma marca registrada da R1, tem um novo design, com bielas de titânio, assim como o escapamento. A embreagem é de cerâmica.
A potência fica em torno dos 200 cv, e o peso (totalmente abastecida) é de apenas 199 kg, 18 cv a mais e 7 kg a menos do que o modelo atual. Parte dessa leveza é conseguida ao uso de alumínio e magnésio em diversas partes vitais da motocicleta, como tanque, rodas, quadro e balança.
A influência de sua irmã das pistas (a YZR-M1) fica evidente na entrada de ar dianteira, que “esconde” os faróis e em todo o design geral como na nova ponteira posicionada lateralmente, abandonando o estilo sobre a rabeta das últimas gerações. Entretanto, a R1 se distingue mais de suas antecessoras por uma grande – e inovadora – eletrônica embarcada.
Um R1 mais eletrônica
A moto vem equipada com controle de largada, controle de tração, controle anti empinagem, ABS, tudo controlado por uma central chamada “Unidade de Medição Inercial de Seis Eixos” (IMU), que faz parte de todo o pacote eletrônico da R1 chamado de “Yamaha Ride Control System”, ou sistema de controle de pilotagem.
Essas novas características são um pedido antigo de pilotos e consumidores, que queriam uma moto mais avançada em termos de eletrônica. Os pedidos foram aceitos também para conter o avanço das rivais, em particular da BMW S1000RR, que sempre se destacou nesse quesito.
R1M, ainda mais exclusiva
Juntamente com a R1 ‘convencional’, a Yamaha apresentou uma edição limitada, a R1M, que terá detalhes ainda mais exclusivos, como suspensões eletrônicas da Öhlins e um sistema de registro de dados com GPS integrado, com capacidade de fazer upload de novas configurações a partir de um smartphone ou tablet com Android.
As duas R1 foram desenvolvidas com a ajuda pessoal de Rossi e Lorenzo. O italiano revelou que pode experimentar a nova versão ainda no ano passado. Na mesma ocasião, outros quatro modelos foram lançados: a trilheira WR 250F, a miniesportiva R3, a Maxi Scooter T-Max e a crossover MT-09 Tracer, revelada pelo Notícias Motociclísticas no começo do mês.