A Kawasaki Motores do Brasil informou nos últimos dias que precisou interromper a produção na sua fábrica em Manaus-AM. Dificuldades logísticas motivaram essa medida.
De acordo com o comunicado à imprensa, o Canal do Panamá, que é utilizado como rota marítima, enfrenta uma seca severa, afetando o fluxo de mercadorias e comprometendo o abastecimento de materiais necessários para a produção.
Dessa forma, a produção de motocicletas em sua unidade fabril, localizada em Manaus, no Estado do Amazonas, será interrompida para um recesso no período entre 1ª de outubro a 18 de outubro de 2024. Os funcionários envolvidos ganharam férias coletivas.
A interrupção da produção no Polo Industrial de Manaus é um evento corriqueiro por diversos motivos, como períodos de baixa demanda (como na época da pandemia), dificuldades logísticas ou problemas com insumos na cadeia produtiva.
Na Europa por exemplo, muitos insumos são transportados do oriente pelo Canal de Suez, localizado no Egito, entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho (não muito longe da Faixa de Gaza) que às vezes também tem o seu fluxo diminuído.
Em 2022, a Harley-Davidson precisou interromper a produção em sua fábrica de York, Pensilvânia devido a problemas na cadeia de fornecedores. A interrupção na produção de toda a linha de motocicletas a combustão durou cerca de duas semanas.