A BMW Motorrad do Brasil informou que a produção da R12, nova custom da marca alemã, já foi iniciada em sua fábrica no Polo Industrial de Manaus-AM. A motocicleta deve chegar às concessionárias em setembro.
Apresentada no ano passado, a BMW R12 é a nova geração da antiga BMW R nineT, que passou por uma atualização completa de motor, chassi e design. Agora são duas versões, uma semelhante à anterior e outra inteiramente nova, de estilo norte-americano. É essa que veio para o Brasil.
Ela diferencia-se da irmã pelas rodas de 19 e 16 polegadas (são de 17″ na R nineT), distância entre-eixos 9 milímetros maior, tanque de combustível em formato de gota (2 litros menor) e um design reconhecidamente custom, mais ao gosto do público brasileiro.
“A produção da BMW R 12 na planta Manaus já está a todo vapor, e como única fábrica fora da Alemanha a produzir motos BMW de forma exclusiva, nossa equipe tem se dedicado incansavelmente para garantir que cada unidade seja produzida com qualidade e excelência, desde o design até a montagem final”, disse Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus.
A fábrica foi inaugurada em 2016 e passou por uma extensão no ano passado. Atualmente, as instalações já são capazes de montar 11 modelos, todos sob a alcunha BMW, algo que nem os europeus tem. Lá nos modelos de baixa cilindrada vem da fábrica da TVS Motors, na Índia.
De acordo com a BMW, o início das vendas da R12 está previsto para setembro. O preço deve ser anunciado mais próximo dessa época. Mas quem participou do Festival de Interlagos já pôde ver a moto de perto, assim como as outras novidades da fabricante alemã.